24 Segredos de Costura Para Iniciantes que Você Precisa Saber

24 Segredos de Costura Para Iniciantes que Você Precisa Saber

No caminho da prática que leva à perfeição, saber alguns detalhes podem encurtar este percurso. Dentro do assunto “costura para iniciantes” esses detalhes são indispensáveis.

Por isso, pensando em facilitar o aprendizado desta técnica, separamos uma série de conselhos que vão fazer da costura para iniciantes um processo mais prático e fluído pra você.

Afinal de contas, qualquer coisa que facilite o aprendizado é sempre bem-vindo. Você poupará tempo e produzirá reparos e peças sem grandes desafios ou sem ter que ficar indo e voltando para entender onde errou os pontos.

Então, a seguir, costuramos estas dicas para você!

thecraftyblogstalker

Veja também:
Linha de Costura: Como Escolher a Melhor para Cada Tecido
10 Formas de Ganhar Dinheiro com Costura Trabalhando em Casa

1. Tenha boas ferramentas

Uma tesoura de boa qualidade, por exemplo, cortará melhor os fios evitando que as pontas desfiem.

Quando elas ficam assim, fica difícil colocar na agulha e é um risco que aos poucos a linha vá se desfazendo. Por isso, disponha de um bom kit básico.

2 Guarde bem seus alfinetes

Se furar sem querer é um desconforto desnecessário e ter alfinetes tortos, também. Você pode fincá-los em um sabonete, deixando as pontas bem escondidas, ou fazer uma almofadinha com retalhos de tecidos.

Inclusive, se colocar palha de aço dentro desta almofadinha, isso manterá as pontas afiadas. Assim você não vai perder tempo com alfinetes que não entram no tecido, ou, pior ainda, que desfiam a roupa.

3. Se vai aprender a costurar com a máquina, é bom começar a mão

Antes de começar a costurar na máquina, alfinete o tecido antes. Isso facilitará o trabalho da máquina.

Pra garantir ainda mais praticidade na costura, o mais indicado é fazer um rápido alinhavo na peça. Não precisa ser um ponto certinho nem muito tensionado, a ideia é tirar logo em seguida.

thechirpingfrog

4. Comece com roupas velhas

Não desperdice tecidos caros aprendendo neles. Use retalhos ou alguma peça que você não vai se arrepender caso algo dê errado.

O mais importante é testar em vários tipos de peça, das mais pesadas, como o jeans ou brim, até as mais finas como tule e cetim.

Você vai, aos poucos, pegar o jeito pra cada tecido, e sempre vai saber qual é a melhor tensão para máquina antes de começar um trabalho novo.

5. Do mesmo modo, reaproveite!

Muitas roupas podem ser renovadas e atingirem outros níveis de beleza depois de costuradas. Muitas peças velhas reservam um potencial, como o jeans virando uma saia, ou uma camisa virando uma regata.

6. Conserte peças danificadas

Pensando na dica anterior, as vezes uma mudança brusca nem é necessária. Mas consertar um furo, regular uma bainha ou ajustar alguma parte pode ser o suficiente para trazer a renovação que uma peça precisa.

sewguide

7. Treine no papel

Ele também é uma opção interessante para aprender pontos novos. Bem como qualquer folha serve e vai te dar uma boa visualização do resultado. E se der errado, era só papel!

8. Opções para traçar o tecido

Você pode usar giz ou até mesmo um sabonete seco para marcar. O giz é bem comum e o sabonete também é uma opção interessante, pois também não danifica o tecido.

9. Na falta de moldes, faça um

Portanto pegue uma camisa, por exemplo, deixe-a bem passadinha e coloque ela sobre um papel kraft. Desse modo, ao duplicar você fará moldes com medidas que você já vestiu e que podem ser reaproveitados.

thecraftyblogstalker

10. Comece a produzir com moldes simples

É possível fazer peças maravilhosas e ao mesmo tempo fáceis. Se arriscar em moldes com muitas curvas e detalhes complexos será muito desafiador a principio.

11. Por isso mesmo, pratique

Se quiser fazer peças exuberantes, assim como tornar as produções mais práticas, pratique sempre. Costura para iniciantes pode levar mais tempo, porém, quanto mais você praticar, menos tempo levará para concluir seu trabalho.

12. Procure linhas de qualidade

Linhas esquecidas e de procedência duvidosa não são muito resistentes. Na menor tensão podem arrebentar e prejudicar todo o trabalho. Por isso, procure saber a melhor maneira de escolhe-las.

crafty-magpie

13. Use linhas adequadas aos tecidos

Pois além de serem de boa qualidade, é importante levar em consideração o tecido. Existem linhas adequadas para cada tipo de tecido, então cuidado para não comprar uma que não se adaptará ao seu projeto.

14. Do mesmo modo, escolha as agulhas de acordo com o tecido

Afinal de contas, se a própria agulha danificá-lo, não vai ter costura que resolva. Por isso, descubra qual a mais adequada ao tecido que você quer costurar.

15. É melhor tecido a mais do que tecido a menos

Não se esqueça de dar uma margem de 20cm, no mínimo. Cortar o excesso será melhor do que improvisar a falta do comprimento.

onlyinyourstate

16. E se sobrar, não jogue fora!

Os retalhos podem ser reutilizados de diversas formas. Para você praticar pontos, fazer a almofadinha para alfinetes, fazer remendos, acabamentos. Ou quem sabe até mesmo costurar todos e produzir uma peça só de retalhos?

17. Organize seus retalhos

Separe os por cor e tamanho. Quem sabe até mesmo por tipo de tecido? Pode ter certeza que em algum momento eles serão úteis e você vai se agradecer por ter tudo já organizado.

18. Faça o teste do encolhimento.

Molhe o tecido e veja o quanto (ou se) ele encolhe. Depois de secar manuseie levando esta possível mudança em consideração, ou seja, faça um pouco maior se ele for do tipo que encolhe muito.

etsy

19. Qual lado do tecido você quer dar destaque?

Leve isso em consideração antes de começar e evite deixar para dentro a que você queria deixar para fora e vice-versa.

20. Aplique base para unhas no acabamento de botões

O esmalte incolor pode ser usado para fortalecer a resistência das linhas em botões. Assim elas desgastarão menos e terão menos chance de arrebentar e deixar aquela camisa com um botão a menos.

21. A princípio aposte em peças básicas.

Faça cobertores, tocas, almofadas, tapetes, lenços. Em suma, são peças sem muitas complicações e que serão ótimas para você se acostumar com a técnica. Depois de pegar o jeito, fazer peças mais complexos serão menos desafiadoras.

allfreesewing

22. Alinhave!

É melhor do que colocar alfinetes, principalmente se a costura for feita com a máquina. Apesar de mais trabalho que alfinetar, esta é uma dica essencial de costura para iniciantes. Alinhavar vai garantir maior precisão e perfeição no resultado final. Afinal de contas não tem o risco de sair do lugar igual os alfinetes acabam saindo.

23. Se precisar de um improviso prático, ao invés de costurar, cole

Uma escolha simples e rápida de improvisar é com cola quente. Use os mesmos princípios da costura para colar e você terá uma peça preparada em pouco tempo. Outra opção é a fita mágica. Depois de colar as partes é só colocar o ferro para esquentar e firmar a cola.

24. Dê liberdade ao elástico.

Se ele for parte da sua produção, faça o ponto em zigue-zague. Desse modo ele terá a liberdade que precisa para ser flexível. Caso contrário, se fizer um ponto linear ou horizontal, o elástico não cumprirá sua função.

fabricmutt

Costura para iniciantes pode parecer, a princípio, algo repleto de desafios, mas não se engane. Com tempo e prática você conseguirá produzir as peças que deseja e em breve estará super familiarizada esta técnica.

Dúvidas? Deixe um comentário. Também conte pra gente se gostou das dicas!

Veja também:
Materiais de Costura: Como Montar um Kit Básico para Iniciantes
Qual é a Melhor Máquina de Costura para Iniciantes?

19 comentários sobre “24 Segredos de Costura Para Iniciantes que Você Precisa Saber

  1. Olá! Com a pandemia, como muitas outras pessoas, fiquei desempregada… Estou com muita vontade de comprar uma máquina de costura e fazer alguns trabalhos para vender, então todas dicas e ideias serão bem vindas. Obrigada!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo