5 Dicas de Costura para Iniciantes que Vão Facilitar a Sua Vida

5 Dicas de Costura para Iniciantes que Vão Facilitar a Sua Vida

Você sempre quis costurar mas sempre que tenta acaba desistindo? Não se preocupe! Neste post você vai ver 5 dicas de costura para iniciantes que vão te ajudar muito com isso.

É normal que a máquina de costura assuste quem ainda não tem prática, mas pode ter certeza que um pouquinho de persistência é o segredo pra você conseguir criar peças lindas.

Conhecer a sua máquina e explorar todas as possibilidades dela vai te dar mais segurança pra se arriscar cada vez mais com os tecidos.

Mas pra que esse processo seja mais simples e prazeroso, você também precisa conhecer algumas técnicas básicas, entender um pouco sobre os tecidos e, principalmente, descobrir alguns truques dessa arte milenar.

Então, se você quer começar a costurar mas não sabe por onde, confira as dicas e pulos do gato que listamos pra você logo abaixo!

Veja também:
19 Ideias Sensacionais pra Fazer com Retalhos de Tecidos
Como Montar Um Ateliê de Costura: Dicas e Modelos para se Inspirar

Dica 1: Prepare o tecido antes de costurar

Você já comprou uma roupa do seu tamanho exato, usou, colocou pra lavar e quando foi vestir novamente percebeu que a peça tinha encolhido?

Isso acontece com tecidos naturais como o algodão, linho e lã. Quando colocamos estes tecidos na água, suas fibras “incham”, e quando secam elas encolhem para voltar ao tamanho natural.

Por isso, o primeiro passo antes de iniciar uma costura é cuidar para que o tecido não encolha depois da peça pronta.

Antes de costurar, lave o tecido ou apenas molhe todo ele e deixe secar. Só depois risque e corte os moldes. Esse processo vai evitar muita dor de cabeça.

Dica 2: Dá pra costurar malha sem overloque

Com certeza você já ouviu por aí que costura de malha só é feita no overloque, não é?

Isso, em partes, é verdade. A máquina reta não é indicada para costurar malha, mas às vezes precisamos consertar uma camiseta ou costurar uma roupa mais simples e temos que nos virar.

Costurar malha na máquina doméstica é possível, mas para que a costura não arrebente devido à elasticidade do tecido, você deve seguir algumas instruções:

  1. Para realizar este trabalho use apenas a agulha “ponta bola”, aquela que tem a pontinha dourada. A ponta arredondada desse modelo desliza entre os fios e não quebra as tramas elásticas da malha.
  2. A escolha da linha é muito importante: na agulha use uma linha de algodão ou poliéster, na bobina utilize o fio de overloque. Como ele tem uma certa elasticidade, os pontos não vão se romper quando a malha esticar.
  3. Para dar mais resistência a costura, programe sua máquina para o ponto zigue-zague. Além de ser mais firme, ele também permite maior movimentação do tecido.
  4. Lembre-se de não esticar o tecido antes de costurar ou durante a costura. Apenas conduza a malha levemente para evitar que as duas camadas se desencontrem e a peça fique desalinhada.

Dica 3: Não alfinete, alinhave!

Na correria do dia a dia, optamos sempre pela forma mais prática de fazer as coisas. Mas se você está costurando uma peça e quer que ela fique perfeita, todos os detalhes importam.

Com os moldes recortados e posicionados avesso com avesso, o mais comum é alfinetar o tecido para mantê-lo no lugar durante a costura, não é?

Apesar dessa forma ser super prática e rápida, a melhor maneira de garantir um acabamento perfeito pra roupa é alinhavando as duas faces do tecido.

O alinhavo é uma costura temporária com um fio simples e feita à mão. Ele vai te permitir manusear melhor a peça, sem medo de perder alfinetes e ter que unir risco com risco novamente

Essa dica é ainda mais importante para tecidos finos e leves. Apenas com os alfinetes, você corre o risco de que o tecido se desalinhe e a costura não vai ficar legal.

Alinhave toda a peça bem em cima do risco do molde. É um caminho menos prático, mas que garante uma peça muito mais bem acabada.

Dica 4: Estude o tecido antes de cortar os moldes

Essa dica vale pra qualquer peça que você vai fazer, mas é especialmente importante para as estampadas.

Estudar o tecido quer dizer observar bem os desenhos e as tramas para encaixar um molde no outro da melhor forma possível.

Se você estiver criando uma saia, por exemplo, a posição do tecido sobre o molde vai definir o caimento da peça no corpo. Cortando na vertical você vai ter uma saia mais reta e na horizontal um modelo mais estruturado.

O mesmo vale para estampas e listras. Preste bastante atenção antes do corte e procure encaixá-los de forma que o desenho se complete na peça inteira.

Outros tecidos específicos também merecem atenção especial, como o veludo. Esse tecido é composto por pelinhos que, ao passar a mão, mudam a cor da peça. Por isso, alinhe todos os molde na mesma direção para evitar tonalidades diferentes numa mesma peça.

Dica 5: Posicionamento da linha

Já reparou que muitas costureiras colocam o carretel ou cone de linha num pote no chão?

Além de ser uma ótima maneira de evitar que a linha fique andando pela mesa por causa do movimento da máquina, o uso do pote ajuda até no acabamento da costura.

Colocando seu carretel dentro de um recipiente no chão você cria uma tensão mais firme na linha que vai deixar seu ponto muito mais bonito e resistente.

Use o que você tiver por aí: um pote de alumínio ou um copo grande que caiba o seu cone de linha. A diferença no ponto é visível e você vai adorar o resultado.

Costurar é uma atividade incrível, super prazerosa e que desperta o nosso lado criativo. Quando se é iniciante, algumas técnicas podem ser um desafio, mas tudo se resolve com boas instruções e muita prática.

As dicas de costura para inciantes que mostramos neste post vão te ajudar a ter mais agilidade e liberdade pra criar suas peças do jeito que quiser.

Você tem algum truque que não falamos aqui? Conta pra gente aqui nos comentários, vamos adorar saber!

Veja também:
Corte e Costura: Como Fazer Roupas Simples e Lindas
Aprenda como Criar Lindas Bolsas Versáteis em Tecido

7 comentários sobre “5 Dicas de Costura para Iniciantes que Vão Facilitar a Sua Vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo