Agulha para Máquina de Costura: Aprenda Como Escolher

Agulha para Máquina de Costura: Aprenda Como Escolher

Está começando a costurar e diante tantas agulhas diferentes ficou na dúvida? Pois hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre as especificidades de cada uma.

Desse modo você sairá daqui com uma noção melhor de qual agulha para máquina de costura você precisa.

Afinal de contas, nada pior do que se perder em tantas opções e acabar escolhendo uma que estrague o tecido. Acertando logo no começo com a agulha certa já é meio caminho andado.

Veja também
24 Segredos de Costura Para Iniciantes que Você Precisa Saber
10 Formas de Ganhar Dinheiro com Costura Trabalhando em Casa

Escolher de acordo com o tecido é essencial

Este conselho valioso é o primeiro e não é à toa. Afinal de contas, a função da agulha é atravessá-lo para conduzir a linha.

Curso de Costura

Se for uma agulha muito grossa para o tecido, o furo pode ser desastroso. Caso contrário, é capaz da agulha nem atravessar o material.

Portanto, tenha em mente, o básico: as agulhas maiores são ideais para os tecidos grossos e as menores para os tecidos finos.

agulha para máquina de costura
pinterest

Uma agulha inadequada, além de tornar o processo dificultoso pode causar danos não só ao o tecido, mas também à máquina.

Por sinal, o mesmo vale para a linha. Também escolha uma apropriada que harmonize bem com a necessidade do tecido.

Tamanhos de agulha para máquina de costura

Para saber melhor sobre qual agulha é melhor para cada tecido, ter uma noção em números facilita muito. Veja alguns exemplos:

  • Nº 9 ou 65: Ideal para seda, chiffon, voil, reda ou organza. Esta agulha é ótima para peças mais delicadas;
  • Nº 11 ou 75: Para atravessar tecidos sintéticos leves, chamois ou tafetá;
  • Nº 14 ou 90: Numeração para tecidos médios. Popeline, linho, flanela, malhas, lã etc;
  • Nº 16 ou 100: Para gabardine e tweed;
  • Nº 18 ou 110: Esta é para os tecidos mais pesados, tais como jeans, para estofados ou lonas.
agulha para máquina de costura
thedenimindustry
Curso de Costura

Não se assuste se ver números entre 60 e 120. Essa é a numeração europeia. Por outro lado, os números menores na esquerda, é a numeração americana.

Certamente, na embalagem você verá alguma ou as duas numerações. A lógica é a mesma, sendo os números menores para agulhas mais finais.

Diferentes tipos, diferentes usos

agulha para máquina de costura
mewithcam

Para a máquina de costura, existem 8 tipos diferentes. Suas características variam não só na espessura, mas na forma também.

As 3 mais básicas

A agulha de ponta normal ou fina, como o nome diz, tem uma ponta delgada e cortante. Sua precisão tem menos chances de danificar o tecido. Seu tamanho varia entre 9 a 18 (65 a 110).

Já a de ponta universal encontra-se no meio do caminho entre a fina e a arredondada. Portanto, sua ponta é sutilmente arrendondada. É encontrada nos tamanhos entre 11 a 14 (75 a 90).

agulha para máquina de costura
creativemarket
Curso de Costura

Por outro lado, no outro extremo, a agulha de ponta arredondada. Quanto maior ela for, mais arredondada será.

Ela é ótima para malhas, especialmente as de fio corrido, por deslizar sem a necessidade de espetar o tecido. O tamanho varia entre 9 e 16 (65 a 100).

Outros 5 tipos de agulha para máquina de costura

Para fios mais grossos, você vai precisar de uma agulha de bordado. Ela possui um buraco maior para passar fios mais espessos.

Desse modo, há menos risco deles quebrarem. Você a encontra nos tamanhos de 11 a 14 (75 a 90).

Contudo, se seu objetivo for atravessar por várias camadas de tecidos ou por cima de outras costuras, a agulha de quilting é a recomendada.

Curso de Costura

Sua ponta reforçada aguenta o trabalho. Você a encontra em tamanhos entre 9 a 12 (9 a 80).

agulha para máquina de costura
flickr

A agulha de pesponto tem um buraco um pouco maior, permitindo acabamentos com mais de uma linha. Encontra-se nos tamanhos de 9 a 14 (65 a 90).

A agulha para jeans tem uma concavidade maior e a ponta fina. Desse modo, num geral, ela é boa para tecidos pesados, pois costura sem pressionar o tecido. Os tamanhos vão de 9 a 16 (65 a 100).

Por fim, a agulha de ponta facetada possui a ponta fina e afiada também. Porém, sua característica principal, são as bordas que retornam o tecido ao lugar após perfurá-lo.

Assim ela fecha o furo quando a agulha volta. São encontradas em tamanhos de 11 a 18 (65 a 110).

agulha para máquina de costura
tparty.typepad
Curso de Costura

E aí, gostou de saber sobre os tipos de agulhas? Qual a agulha para máquina de costura ideal para os projetos que você tem em mente? Conte para a gente nos comentários!

Veja também
Costura para Iniciantes: 13 Erros que Você Pode Estar Cometendo
Como Colocar Viés: Passo a Passo Completo para Iniciantes

15 comentários sobre “Agulha para Máquina de Costura: Aprenda Como Escolher

  1. Fernando adorei as “dicas”. Tenho uma maquina de costura Singer com mais de cem anos, que continua em atividade. Estes números que vc postou são válidos p ara ela?
    Como encontro Costura para iniciante 13 erros……

  2. Bom dia Fernando, estou encantada com suas explicações a respeito das agulha . Eu achava normal usar uma agulha meio termo ,nem grossa nem fina.
    obrigado.

  3. Adorei as instruções pois sempre tive dificuldade na escolha da agulha. Eu sempre usei a número 14 e achava que ela costurava todos os tipos de tecidos. Vocês não tem ideia de quantas agulhas eu quebrei .

  4. Bom dia Fernando! Que lindo seu trabalho, agradeço por suas orientações sempre tive dúvida sobre agulhas. Mas vou usa: 9,11,14,16 tb agulha de quilting vou experimentar. Beijos

  5. Amo costura, tenho uma doméstica Sanger antiga, porém o ziguezague está ruim. Ganhei uma overlock 3 fios, ainda não sei colocar a linha e pretendo fazer biquínis e calcinhas e toda dica é muito bem vinda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo