8 Pontos de Costura na Máquina que Todo Iniciante Deve Aprender

8 Pontos de Costura na Máquina que Todo Iniciante Deve Aprender

Quando você compra a sua máquina de costura, se depara com muitos tipos de pontos, dos mais básicos até os decorativos. Mas como identificar cada um e saber dos seus usos? Testar cada um pode ser divertido, mas se você quer acertar na sua peça, tem que conhecer os pontos de costura.

Cada modelo de máquina de costura é diferente e algumas possuem muitos pontos, mas existem pontos básicos que todas têm, das mais simples às mais complexas ou das mecânicas às eletrônicas.

Fizemos esse guia para que você não fique mais em dúvida sobre os nomes e onde utilizar cada um. Confira!

Veja também
Tipos de Costura: Pontos e Acabamentos que Você Precisa Conhecer
Dicas de Costura: Como Cerzir Calça Jeans Fácil

Os pontos de costuras mais comuns nas máquinas

Você está pensando em comprar, começar a entender a costura ou quer entender mais sobre seu equipamento? Ainda não sabe quais pontos usar para cada tipo de costura? Então tire suas dúvidas e veja as possibilidades que sua máquina pode te oferecer.

  1. Ponto reto: Esse é o tipo de ponto mais comum porque serve para unir as partes das peças e para a maioria das costuras. Ele é também usado para fazer a barra de calças e pregar zíper.
  2. Ponto invisível:A linha fica escondida do lado de dentro da roupa. É o ponto ideal para peças mais delicadas, como saias, calça social e vestidos e permite um acabamento muito mais profissional.
  3. Ponto ziguezague: É muito usado para pregar elástico, fazer acabamento, caseados e bordados, mesmo não sendo um ponto decorativo. Por isso, se você tem uma máquina simples e quer dar um toque especial à peça, o ziguezague pode te salvar!
  4. Ponto galoneira: Usado para fazer a bainha de roupas como de camisetas e roupas de ginástica. Esse ponto é o que aparece na roupa com duas linhas pontilhadas juntas e do lado avesso ele fica entrelaçado.
  5. Ponto overlock: Essencial para um acabamento perfeito das suas roupas. Existe a máquina de costura especial para esse ponto, porém algumas máquinas domésticas já vêm com ele. Geralmente é feito por uma agulha e tem que usar três fios, um de linha comum e dois de linha para máquina overloque. Ele evita que o tecido desfie.
  1. Ponto interlock: O ponto interloque é feito por 2 agulhas e 4 fios. Muito usado nas laterais de camisetas, e em tecidos sem elasticidade.
  2. Pontos Decorativos: Os pontos decorativos servem, para decorar tecidos e peças.Muito utilizado em artesanato como patchwork ou na costura criativa, para fazer detalhes em determinados lugares. Além disso, podem ser utilizados como bordados. Algumas máquinas de costura eletrônicas chegam a ter mais de 270 pontos decorativos, além dos comuns, que servem para costurar e finalizar. Já as mecânicas e domésticas possuem uma variedade menor, mas que possibilitam vários tipos de criações.

E como encontrar esses pontos na sua máquina?

Curso de Costura

No manual de instruções você pode encontrar todas as informações. Em máquinas mais simples, a mudança de um para outro é feita em uma alavanca ou em um dial que vai indicar o número ou o ponto.

Já em máquinas eletrônicas, você tem um menu mais detalhado no qual você escolhe em um painel.

Você já conhecia todas as possibilidades de pontos de costura que sua máquina tem? Ficou com alguma dúvida? Se sim, não deixe de nos perguntar!

Veja também
Como Costurar Acabamento em Costura Inglesa de Forma Simples
Como Costurar na Máquina: 18 Dicas Essenciais para Iniciantes

4 comentários sobre “8 Pontos de Costura na Máquina que Todo Iniciante Deve Aprender

  1. Foi muito boa essas explicações ,eu também tenho dúvidas ,se esses pontos decorativos pode ser usado em roupas ,barras de vestidos de crianças

    Obrigada por nós ajudar tirar dúvidas

  2. Quero agradecer por abrir meus olhos para a costura amei cada dica que aprendi de cada tecido de algodao como conhecer cada ponto da maquina o meu muitoobrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo