Tipos de Costura: Pontos e Acabamentos que Você Precisa Conhecer

Tipos de Costura: Pontos e Acabamentos que Você Precisa Conhecer

A costura é uma técnica com muitas funções e capaz de resultados dos mais diversos. Portanto, é importante conhecer os tipos de costura para produzir peças com um acabamento limpo e com maior qualidade.

Afinal de contas, ainda melhor do que uma produção bela, é saber que por dentro da roupa reside um trabalho bem feito. E uma boa maneira de se alcançar esse patamar é sabendo qual a costura mais adequada.

Por isso, no artigo de hoje, apresentaremos alguns deles para você já ir se familiarizando.

Veja também
Costura para Iniciantes: 13 Erros que Você Pode Estar Cometendo
10 Formas de Ganhar Dinheiro com Costura Trabalhando em Casa

1. Ziguezague

tipos de costura ziguezague
We All Sew

Este é o ponto ideal para tecidos que desfiam facilmente, assim como para as bordas do tecido. Algumas máquinas de costura possuem esta função e o ponto fica com uma largura de 2,5 mm.

Curso de Costura

Para fazer um acabamento que evite o desfiamento, dobre a ponta do tecido para dentro com cerca de 5 mm e passe a máquina.

Em suma, o ziguezague é uma forma de garantir que a peça não fique com pontas soltas, assim como é o ponto ideal quando a peça tiver elástico, pois o ziguezague garantirá espaço para que ele flexione.

Mas fique atenta com as especificações de sua máquina de costura antes de usar a função do ziguezague. Afinal de contas, não vai ter nada mais frustrante do que uma peça danificada.

2. Pesponto

treasurie

Também um ponto muito utilizado em acabamentos, o pesponto é simples e dá detalhes muito bonitos nas peças. Para esse ponto recomenda-se o uso de uma linha mais grossa.

É muito comum em colarinhos, golas e roupas infantis. Este ponto é feito na máquina de costura reta. De modo simples, o movimento é só de ida.

Curso de Costura

Quando for parar o procedimento, é importante que a agulha fique dentro do tecido, desse modo garantindo um acabamento uniforme.

Já no caso do pesponto duplo, apenas repita o procedimento com uma distância bem curta em relação à anterior.

3. Costura aberta

thecreativecurator

A princípio, faça o overloque e a união das peças na máquina reta. Quando a costura estiver finalizada, use um ferro de passar roupas e abra as margens da costura, uma para cada lado.

A costura aberta se faz presente na costura de união das partes centrais de uma roupa, como nas costas, em saias, vestidos, peças com detalhes, e para a aplicação de zíper.

4. Costura fechada

pinterest

A costura fechada é um dos tipos de costura mais comuns, por ser muito prático. É preciso passar a costura reta de união das peças e fazer algum acabamento como o ponto em ziguezague ou overloque.

Curso de Costura

Costuma ser usado nas partes laterais de uma peça, por exemplo em camisas, passando da manga e ao longo de toda a lateral da peça.

5. Costura inglesa

itchtostitch

Um tipo muito comum em camisas masculinas e calças jeans, mas também pode aparecer em vestidos e blusas com tecidos mais pesados. É um acabamento visível nas laterais na forma de dois pespontos.

Na prática, é preciso ter uma das partes do tecido ao avesso, deixando a ponta virada para o lado de fora. Para unir ambos, faça a costura reta. A ponta do avesso vai sobrar, mesmo após unir os tecidos.

Dobre a sobra duas vezes para o lado de fora, desse modo a costura reta vai ficar aparente. Em seguida passe a máquina para unir a dobra com o tecido.

A peça fica ótima por fora e do avesso também. Se optar pela costura inglesa, não se esqueça de deixar uma margem de costura maior.

6. Costura francesa

weallsew
Curso de Costura

Além de dar um acabamento perfeito, é uma opção para quem não quer usar overloque no tecido. Muito recomendada em tecidos transparentes, assim como em seda, chiffon e organza.

Coloque as peças com o lado direito do tecido para fora e costure com a máquina reta, usando uma margem de meio centímetro.

Em sequência, vire esta margem para o lado de dentro e passe o ferro para facilitar o manuseio. Costure novamente utilizando uma margem de meio centímetro, de modo que 1 cm da costura seja consumida no total

A costura francesa também pode ser utilizada na produção de emendas em mangas de camisas, afinal, ao ser arremangada, a costura do overloque não será visível.

pinterest

Existem vários tipos de costura e conhecê-los por si só já ajudará iniciantes a, no mínimo, reconhecê-los.

Curso de Costura

Desse modo você já poderá aplicar o tipo mais adequado ao trabalho que tem em mente, sem o risco de acabar usando uma técnica inadequada que prejudique o resultado.

Quais desses tipos você gosta mais de utilizar? Conte para a gente nos comentários e deixe suas dúvidas.

Veja também
Materiais de Costura: Como Montar um Kit Básico para Iniciantes
24 Segredos de Costura Para Iniciantes que Você Precisa Saber

6 comentários sobre “Tipos de Costura: Pontos e Acabamentos que Você Precisa Conhecer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo