Como Costurar Malha na Máquina Doméstica: Tudo que Você Precisa Saber para Não Errar Mais

Como Costurar Malha na Máquina Doméstica: Tudo que Você Precisa Saber para Não Errar Mais

Você sabe como costurar malha? Provavelmente está imaginando que isso só é possível em uma máquina de overloque, não é? E que se você não tem esse tipo de equipamento, nunca conseguirá costurar esse tecido elástico.

Mas é aí que você se engana. Saiba que é possível sim costurar malhas em máquinas domésticas! É claro que existem alguns tipos de acabamentos que são difíceis de fazer em equipamentos comuns.

No entanto, existem vários tipos de costuras em malhas que, se você tiver paciência para testar e tentar quantas vezes forem necessárias, podem ser feitas em máquinas domésticas. E é isso que vamos te ensinar hoje!

Neste artigo você encontrará dicas, truques e técnicas para sua costura sair perfeita em qualquer malha. Confira!

Veja também
Costura para Iniciantes: 13 Erros que Você Pode Estar Cometendo
Como Colocar Viés: Passo a Passo Completo para Iniciantes

14 Dicas e técnicas para costurar malha em máquina doméstica

1. Faça testes

Bom, antes de mais nada, é preciso que você saiba que cada malha se comporta de uma maneira diferente. Portanto, é preciso conhecer cada uma delas! 

Para isso, basta você testar pontos e tensão da linha em cada retalho de tecido de malha distinta. Isso é fundamental para que você aprenda como trabalhar com cada uma.

2. Escolha malhas ideais para iniciar

Para quem vai iniciar essa experiência de costurar malhas em máquinas domésticas, é imprescindível escolher tecidos fáceis de serem trabalhados.

Algumas opções são: meia malha, moletom fino e cotton, que são malhas estáveis e pouco escorregadias. 

3. Prepare a malha

Depois de passar um bom tempo fazendo os testes, é chegada a hora de costurar pra valer! Mas antes de iniciar a costura, você precisa preparar a malha.

Siga o seguinte passo a passo:

  • Abra a malha sobre uma mesa e faça algumas dobras/ondas, deixando-a bem solta.
  • Deixe-a descansar por pelo menos 12 horas. Isso ajudará a soltar a tensão dos fios.

4. Não lave a malha

Você sabe que é preciso lavar alguns tecidos antes de iniciar a costura, não é mesmo?

Com a malha, no entanto, isso não pode acontecer, porque após a lavagem ela fica mais difícil de se trabalhar, uma vez que perde um pouco da estabilidade. 

A dica então é: repare a porcentagem de algodão na composição da malha. Quanto maior for essa porcentagem, maior o risco dela encolher após uma lavagem. 

Assim, leve em conta a probabilidade desse encolhimento e elabore um molde com um pouco de folga. 

5. Calcule a elasticidade do tecido

Outro fator importante de se observar antes de desenvolver o molde é a elasticidade da malha. 

Veja como fazer esse cálculo:

  • No sentido da trama do tecido (perpendicular as ourelas) marque um trecho de 10 cm com alfinetes. Não marque muito próximo à beirada do corte.
Como Costurar Malha
Costurinha
  • Estique o tecido próximo a uma régua, mantendo um dos alfinetes no ponto 0 e veja até onde o outro alfinete marcará na régua.
    Essa será a porcentagem de alongamento. Como iniciamos com 10 cm, para cada centímetro alongado teremos uma porcentagem de 10%.  
Como Costurar Malha
Costurinha

6. Atente-se ao corte

Na hora de cortar o molde, você deve ficar atento(a) ao fio do tecido indicado no molde. 

Se o fio não ficar exatamente paralelo à ourela, a sua peça ficará com as costuras desalinhas no corpo. 

Por isso alinhe com perfeição o tecido para fazer um corte sem erros.

Como Costurar Malha
Costurinha

7. Escolha a agulha exata para a máquina

A agulha para costurar malha deve ser do tipo “ponta bala”. Essa ponta atravessa a trama da malha sem cortar as suas fibras. 

Para que você possa identificar melhor, saiba que essa agulha vem com uma faixa dourada no topo e na própria embalagem está escrito “malha”.

Veja a diferença entre uma agulha comum e uma agulha “ponta bala” na imagem a seguir. 

Pontos e agulhas
Costurinha

Quanto à numeração da agulha, você escolherá números maiores para malhas mais pesadas, como cotton e Neoprene, e numerações menores para malhas mais leves, como helanca e viscolycra. 

8. Escolha o fio adequado

Também é importante você escolher uma linha específica para esse trabalho.

Uma das possibilidades é colocar, suavemente, o fio de overloque na canelinha/bobina da máquina, uma vez que ele permite uma certa elasticidade ao ponto, e linha 100% poliéster na agulha.

9. Troque o calcador

Se você quiser, pode trocar o calcador da máquina por um de plástico para que a malha deslize com mais facilidade na máquina. 

Caso você não tenha um calcador de plástico, pode colocar um durex no calcador comum, ele também proporcionará esse deslize.

10. Os pontos utilizados na costura

É preciso encontrar pontos específicos para costurar uma malha, pois o ponto reto, utilizado para costurar tecido comum, não funciona nesse tecido elástico, uma vez que ele não estica junto com a própria malha.

Ou seja, quando o tecido sofrer alguma tensão, é provável que a costure se arrebente.

Por isso separamos alguns pontos que podem ser utilizados para costurar uma malha. Veja se eles estão presentes na sua máquina doméstica!

Ah! e não se esqueça de fazer testes em um retalho dobrado ao meio para ajustar a tensão da linha e o comprimento e a largura do ponto.

Quando ele estiver uniforme e sem formar babados, aí sim você já pode começar a sua costura.

Agora, vamos aos pontos!

  • Ponto zig zag comum: faça um zig zag curto e estreito. Se você for mudando a largura e o comprimento do ponto, é possível fazer uma peça inteira só com ele, inclusive pregar elásticos.
Pontos e agulhas
Costurinha
  • Ponto zig zag de três pontos: ele é ideal para colocar elásticos.
Pontos e agulhas
Costurinha
  • Ponto elástico: essa é quase uma mistura do ponto reto e zig zag.
Pontos e agulhas
Costurinha
  • Ponto elástico triplo: ele faz pontos retos para frente e para trás alternados, o que proporciona uma costura bem reforçada.
Pontos e agulhas
Costurinha
  • Ponto elástico triplo com agulha dupla: ele imita a costura da galoneira, que é aquela costura dupla presente nas barras de peças industrializadas.
Pontos e agulhas
Costurinha
  • Ponto chuleado: ele é uma imitação do ponto da máquina de overlock para costurar e dar acabamento.
    Ele costuma formar babados na borda do tecido, portanto fique atenta e, quando isso acontecer, altere o tamanho do ponto e a tensão da linha até a costura ficar uniforme.
    Além disso, ajuste a margem de costura, cortando o excesso, para ficar do tamanho do seu ponto.
Pontos e agulhas
Costurinha

11. Não estique a malha na hora da costura

Você não pode esticar a malha quando estiver costurando. Só assim a máquina puxará as camadas da malha de maneira uniforme. 

12. Alinhave malhas escorregadias

Se for trabalhar com uma malha muito escorregadia, é possível que a camada próxima ao pé da máquina não siga a camada que está próxima aos dentes de transporte. 

Por isso é necessário que você alinhave a peça antes de iniciar a costura e, ao longo do trabalho, verifique se as camadas estão alinhadas. 

13. Utilize um ferro

À medida em que o trabalho for caminhando, bata as costuras à ferro. Isso é fundamental para deixar a peça lisa. Mas cuidado! Apenas pressione o ferro e tome muito cuidado com ele em malhas sintéticas.  

14. Faça o acabamento

Em malhas que não desfiam, corte pela metade a sobra da costura. Já em malhas que desfiam, faça uma costura zigzag na borda. 

Ficou alguma dúvida? Então confira todas essas dicas e técnicas que te passamos em um passo a passo bem detalhado no vídeo abaixo:

Agora que você já sabe como costurar malha na máquina doméstica, não tem mais desculpa para deixar de lado trabalhos incríveis. Não se esqueça de deixar nos comentários suas dúvidas. 

Veja também
24 Segredos de Costura Para Iniciantes que Você Precisa Saber
10 Formas de Ganhar Dinheiro com Costura Trabalhando em Casa

7 comentários sobre “Como Costurar Malha na Máquina Doméstica: Tudo que Você Precisa Saber para Não Errar Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo