Tipos de Zíper para Costura: Como Escolher o Melhor para Cada Peça?

Tipos de Zíper para Costura: Como Escolher o Melhor para Cada Peça?

Os zíperes são peças essenciais na hora de costurar uma roupa ou fazer alguma peça que necessite de fechamento, como bolsas e mochilas.

Eles são encontrados nos mais diversos tamanhos, materiais e também tipos. Por mais que todos tenham a mesma função, você sabia que existem diferentes tipos de zíper para cada peça que você faça?

Mas para que você não precise ficar com dúvidas com relação a isso, é que preparamos um mini guia com algumas dicas sobre os mais diversos tipos de zíper e como você pode utilizá-los. 

Para começar, vamos falar sobre os diferentes tamanhos. 

Veja também
Como Colocar Zíper Comum e Zíper Invisível de Forma Simples
Tipos de Costura: Pontos e Acabamentos que Você Precisa Conhecer

Como descobrir os números do zíper?

Curso de Costura

O tamanho do zíper é a medida da largura do trilho, ou seja, por onde o cursor passa. E, para que ele abra e feche de maneira eficaz, use também um cursor do mesmo tamanho e essa medida pode ser descoberta medindo sua parte interna ou olhando sua numeração que, geralmente fica na parte em que seguramos para fechar e abrir o zíper.

Os diferentes tipos de zíper, como reconhecer e utilizá-los?

Ao comprar zíper, você já se perguntou se está comprando o ideal para aquela peça? Como você faz essa escolha? 

Por acaso já costurou alguma peça e percebeu que o zíper não ficou bom ou estragou com facilidade? isso pode acontecer pois você não soube fazer a melhor escolha. Não corra mais esse risco com as dicas que temos para você:

Zíper fechado comum

Geralmente fabricado de nylon ou poliéster, esses zíperes são utilizados para praticamente todos os tipos de peças. São leves, flexíveis, de fácil abertura e ideal para quem precisa de uma opção que seja efetiva para calor e ferro de passar.

Zíper invisível

Muito utilizado em peças finas, de festa ou sociais, por não aparecer e não quebrar o visual da roupa, disfarçando o local da abertura. Possui um puxador discreto, em forma de gota, o que auxilia em torná-lo discreto. É produzido de nylon e poliéster.

Zíper aberto

Curso de Costura

Ele separa totalmente a peça, ou seja, por abrir a roupa em duas partes, em cima e embaixo. É utilizado com frequência em casacos, blusas e outros modelos que apresentem a frente aberta. Os mais usados são os com dentes mais grossos de nylon ou metal, mas tem ele também tipo invisível apesar de ser pouco usado.

Zíper de metal

 É um dos tipos de zíper que possui o encaixe dos dentes feito de forma diferente. Os zíperes comuns possuem uma espiral contínua de dentes. Os de metal se caracterizam por possuírem os dentes presos, individualmente, na tira de tecido. Tem que ser utilizado em  tecidos médios e pesados.

Zíper de Alumínio

Com dentes  de alumínio, este zíper é mais leve que os de metal. Podem ser fixo ou de encaixe. Muito usado em roupas que pedem um zíper mais reforçado, bolsas, calças jeans ou como apenas como decoração.

Você pode conferir mais sobre os tipos de zíper aqui nesse vídeo:

Você sabia dessa quantidade de tipos de zíper? Você já os utilizava de maneira correta? Comente aqui ou pergunte se tiver alguma dúvida sobre eles.

Veja também
Como Costurar à Mão: Dicas que Vão Facilitar sua Vida

Como Afiar Tesoura de Costura em Casa de Forma Simples e Eficiente

2 comentários sobre “Tipos de Zíper para Costura: Como Escolher o Melhor para Cada Peça?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo