Costura para Iniciantes: 13 Erros que Você Pode Estar Cometendo

Costura para Iniciantes: 13 Erros que Você Pode Estar Cometendo

Erros nunca são bem vindos, não é mesmo? Mas, infelizmente, quando o assunto é costura, existem alguns bem frequentes que os iniciantes nessa área costumam cometer.  

Porém, mesmo eles sendo comuns e corriqueiros, saiba que é possível evitá-los! E é sobre isso que vamos falar neste artigo!

Separamos alguns dos erros mais cometidos no mundo da costura e vamos te explicar como eles podem ser evitados.

Afinal, é melhor aprender com o erro dos outros do que na prática, não é?

Então confira o que preparamos para ajudar você que está iniciando agora!

Veja também:
5 Dicas de Costura para Iniciantes que Vão Facilitar a Sua Vida
24 Segredos de Costura Para Iniciantes que Você Precisa Saber

13 erros mais comuns na costura e como evitá-los

1. Escolher o tecido errado

Os erros da costura começam muito antes do trabalho desenvolvido pela costureira. Muita gente erra logo na hora da compra do material, ao escolher tecidos pela beleza.

Saiba que na hora de comprar o tecido, o que você precisa observar é se o material é ideal e tem um bom caimento para o tipo de peça que será produzida. 

Febratex

2. Comprar uma quantidade insuficiente de tecido 

Ainda sobre a compra do tecido, é fundamental que você não procure fazer economias insignificantes e que podem te dar muito trabalho lá na frente.

Por isso nunca compre o tecido no tamanho exato da peça, mas sim centímetros a mais, pois, ao longo da costura, podem ocorrer erros que demandem ajustes e você pode acabar precisando começar tudo do zero. 

3. Não saber escolher a agulha ideal

Procure conhecer sobre os tipos de agulhas para escolher sempre a que é adequada para o tipo de tecido que você irá trabalhar. Uma agulha errada pode quebrá-la, estragar a peça e danificar a sua máquina de costura.

Por isso a dica que damos é: em tecidos finos, como seda, voil e organza, utilize agulhas mais finas, de espessura 9 e 11. Em tecidos intermediários, como algodão e oxford, use agulhas um pouco mais grossas, de espessura 14 e 16.

Por fim, em tecidos grossos, como jeans, sarja e veludo, utilize agulhas grossas, de espessura de 18 e 21.

4. Não saber escolher a linha própria

Assim como a agulha, a linha também deve ser própria para o tipo de tecido que você está manuseando. Uma linha inapropriada pode arrebentar ou rasgar o tecido.

Por isso é necessário observar se a elasticidade, suavidade e espessura da linha são próprias para o tecido. Você pode aprender a escolher a linha nesse artigo.

Amazon

5. Não lavar o tecido antes da costura

Ainda falando sobre os erros nos momentos que antecedem a costura em si, um outro erro comumente cometido é a não realização da pré-lavagem do tecido.

Saiba que é fundamental lavá-lo antes de iniciar a costura, pois ele pode mudar de aspecto e de tamanha após a lavagem.

Imagina se isso acontece depois de sua peça estar pronta? Terrível, não é? Você pode até perdê-la! Por isso, antes de começar a costurar, lave sempre o tecido. 

6. Não regular e testar a máquina

A sua máquina de costura será decisiva no resultado da sua peça. Por isso é fundamental regulá-la sempre antes de começar um novo trabalho.

Como cada tecido exige comprimento de ponto e tensão de linha diferentes, você deve pegar alguns retalhos do material que será utilizado e testá-los na máquina, regulando-a corretamente para sua necessidade do momento. 

Além disso, é preciso colocar o pé calçador ideal. Existem o comum, o para fazer ponto zigue-zague, o de pregar zíper, aquele para costurar viés, entre outros. Escolha o mais apropriado para o seu trabalho.

7. Cortar o tecido fora do molde

Entrando agora já mais na parte prática da costura, um dos erros mais cometidos pelos costureiros de plantão, iniciantes ou veteranos, é não cortar a peça seguindo rigorosamente os riscos do molde.

Como é a partir dele que a peça ficará no tamanho e na forma corretos, se você não segui-lo, o seu trabalho pode ficar todo errado, com a peça torta e maior ou menor do que o esperado. Por isso tenha sempre paciência para seguir o molde na hora de cortar o seu tecido.

8. Não utilizar a tesoura ideal para cortar as bordas do tecido

Já que falamos de corte, é preciso lembrar que muita gente acha que qualquer tesoura serve para cortar um tecido. Mas não é bem assim! Existem tesouras que deixam o tecido com os fios puxados e com a aparência de desgaste.

Por isso, para continuar com um tecido intacto e perfeito, é importante utilizar uma tesoura de corte ondulado na hora de cortar as bordas do tecido. 

iStock

9. Não utilizar o ferro quando necessário

Muitas vezes, por preguiça, você deixa de usar o ferro em trabalhos que ele é essencial e acaba tendo dor de cabeça depois. Por isso, sempre que for preciso, use o ferro para abrir as costuras. 

10. Não remover os alfinetes

Você sempre vai precisar de alfinetes para marcar e unir partes da peça. Porém, na hora da realização da costura, é preciso retirá-lo aos poucos, à medida em que for costurando. Caso você não os retire, há grandes chances de a agulha da sua máquina quebrar com um deles. 

11. Não ter um local para espetar os alfinetes e agulhas

Já que falamos de alfinetes, vale à pena destacar que eles e as agulhas precisam de uma almofadinha para serem espetados. Embora muitas pessoas os deixem jogados nos cantos, saiba que, além da questão de organização, eles ficarão sempre afiados caso tenham uma almofadinha, seja de enchimento ou palha de aço.

12. Não deixar uma margem na peça

Nunca se deve costurar rente à peça. Para conseguir uma peça de qualidade, é preciso deixar alguns centímetros de sobra no tecido, ou seja, uma margem de segurança.

E como você já comprou uma metragem maior do tecido, pois leu a nossa explicação lá em cima, não terá problemas e nem erros na hora de deixar essa margem, pois tem uma quantidade maior de tecido disponível para realizar essa sobra. 

13. Não fazer um acabamento no lado avesso

Um erro gravíssimo, mas muito corriqueiro, é a falta de acabamento no lado avesso da peça. Muitas pessoas acham que não é preciso gastar o tempo fazendo isso.

Pois saiba que um acabamento mal feito no lado avesso não só mostra que você não é um bom costureiro ou costureira, como atrapalha o caimento e a durabilidade da peça. Por isso tenha o mesmo cuidado com a parte de dentro da peça que você tem com o lado de fora.

Com todas essas dicas de costura agora você já terá mais êxito no seu trabalho, mesmo se estiver iniciando agora na área. 

E então, o que você achou dessas dicas de costura? Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários.

Veja também:
Qual é a Melhor Máquina de Costura para Iniciantes?
10 Formas de Ganhar Dinheiro com Costura Trabalhando em Casa

14 comentários sobre “Costura para Iniciantes: 13 Erros que Você Pode Estar Cometendo

  1. Bom dia sou de Salvador e aqui nenhum curso tem essa forma de explicação para as Custureira term noções básica de onde está cometendo erros tão primário.
    Obrigada

  2. Ola!!! ja costuro a um bom tempo mais to sempre aprendendo porq é muito bom ter essas informações so grata por te alguém sempre disponível a nos ajudar a entender melhor sobre tais assunto

  3. Excelentes dicas. Ter sempre uma tesoura para cada tipo de tecido para mim é fundamental. Cortar o molde (papel) e a peça a ser confeccionado com a mesma tesoura, jamais. Perde o fio rapidinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo