Manutenção de Máquina de Costura: Aprenda Como Fazer em 5 Passos

Manutenção de Máquina de Costura: Aprenda Como Fazer em 5 Passos

Quem trabalha com máquina de costura, já deve ter percebido que, de tempos em tempos, ela começa ficar mais lenta e os pontos já não são os mesmos.

Nem sempre isso quer dizer algo grave, mas que ela precisa de cuidados, assim como todo aparelho. E, para isso, você pode fazer em casa uma pequena manutenção de máquina de costura de rotina.

E para garantir que ela esteja sempre em boas condições, sempre separe um tempo para testá-la e seguir o passo a passo que preparamos para você. Confira.

Veja também:
Tipos de Costura: Pontos e Acabamentos que Você Precisa Conhecer
Como Costurar à Mão: Dicas que Vão Facilitar sua Vida

Como fazer a manutenção máquina de costura em casa

Manutenção de Maquina de Costura

A nossa primeira dica é: sempre tenha um kit com chave de fenda, chave philips, estopa, óleo de máquina de costura, pinça, flanela ou toalha e pincel. Não esqueça de sempre desligar e tirar sua máquina da tomada!

Curso de Costura

Uma segunda dica importante é: se desmontar alguma parte, sempre fotografe, para que depois não haja dúvida de onde cada peça deve ser encaixada. 

1. Lubrificação da sua máquina

  1. Coloque óleo na máquina de costura a cada vinte horas de uso
  2. Jamais coloque óleos de cozinha para fazer a lubrificação da sua máquina de costura. Depois de um tempo ele vira uma graxa, que trava os mecanismos da máquina
  3. O óleo lubrificante ideal para máquina de costura industrial vem formulado com agentes de adesividade, protetivos anticorrosivos, antiestática, antidesgaste e antiferruginosos;
  4. Você pode encontrar o óleo próprio para esse fim em armarinhos;
  5. Limpe com um pano limpo as partes da máquina onde vai colocar o óleo, para retirar o acúmulo do óleo antigo;
  6. Após colocar o óleo, feche, ligue a máquina e costure sobre uma tira de tecido. A costura ajuda o óleo a lubrificar e evita manchar tecidos costurados com a máquina.

2. Manutenção geral

  1. Nunca deixe sua máquina de costura ligada na tomada. Procure sempre desligá-la da tomada imediatamente após o uso e claro, sempre antes de fazer a limpeza.
  2. Não deixe a máquina exposta em áreas de alta umidade, com luz solar direta ou em áreas externas;
  3. Evite quedas;
  4. Nunca trabalhe com a máquina sem sua proteção;
  5. Não force a costura. Caso a máquina trave e não queira costurar, desligue na tomada e verifique se tudo está no devido lugar, se a linha da bobina está firme ou se a linha está passada corretamente.

3. Agulhas

  1. Troque sua agulha da máquina de costura com frequência (entre 8 a 12 horas de trabalho) ou quando estiverem entortando. Vai evitar pontos falsos, finos e quebrados.

4. Bobinas

  1. O ideal é realizar a limpeza da área da bobina toda semana, com um pincel macio e um pano macio, como flanela 

5. Limpeza profunda

Se você deseja fazer uma super limpeza em sua máquina, separamos esse vídeo com um passo a passo detalhado. Dê uma primeira olhada e depois comece a manutenção de máquina de costura.

Você já faz a manutenção de maquina de costura ou ainda tem medo de se aventurar? Ficou com alguma dúvida no passo a passo? Comente aqui e fique segura antes de deixar sua máquina pronta e como nova!

Veja também:
Dicas de Costura: Como Cerzir Calça Jeans Fácil
Como Costurar Acabamento em Costura Inglesa de Forma Simples

7 comentários sobre “Manutenção de Máquina de Costura: Aprenda Como Fazer em 5 Passos

  1. Fernando , qual a melhor máquina de costura , que você conhece ou suas alunas comentam.Muitoobrigado. Deus abençoe ❤

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo