Costura para Iniciantes: 12 Moldes de Saia Simples de Fazer

Costura para Iniciantes: 12 Moldes de Saia Simples de Fazer

Se você está iniciando na costura agora e está à procura de moldes de saia, então está no lugar certo! Afinal, nós sabemos melhor do que ninguém como os moldes são importantes para ajudar na criação das peças. Não por acaso, trouxemos vários deles!

Além disso, vale destacar que as saias são ótimas peças de trabalho para quem está ingressando no ramo da costura. Isso, porque existem moldes retos que são muito fáceis de aplicar e costurar. Ou seja, essa é uma forma de treinar bastante!

Por essas e outras razões, trouxemos neste conteúdo 12 moldes de saia de vários formatos para você colocar a mão na massa! Com eles, você poderá confeccionar saias curtas, longas, retas, com babados e muitos outros estilos.

Portanto, continue nos acompanhando para baixar gratuitamente todos os moldes!

Veja também:
Acabamento de Costura: 9 Técnicas Incríveis que Todo Iniciante Deve Aprender
Como Fazer Moldes de Costura a Partir de Roupas Prontas: Passo a Passo

6 Dicas de costura para iniciantes

Curso de Costura

Antes de trazer os moldes de saia para você desenvolver suas costuras, vamos dar algumas importantes dicas, que serão muito úteis, sobretudo para quem está iniciando na área agora. Confira!

  1. Invista em tecidos fáceis de trabalhar. Tecidos em algodão, linho e viscose são os melhores para quem está começando na costura.
  2. E as malhas? As malhas também são ótimas para os iniciantes. No entanto, você só deve utilizá-la no começo se tiver uma máquina de overloque em casa.
  3. Pratique bastante! E se acontecer de você errar tudo quando estiver fazendo uma peça (o que é normal no começo), pare e vá para outra costura. Só retorne depois que você estiver com a cabeça tranquila.
  4. A melhor forma de garantir um acabamento perfeito de todas as peças, inclusive das saias, é alinhavando as duas faces do tecido. Por isso, prefira sempre alinhavar em vez de alfinetar.
  5. Atente-se para o corte dos moldes. No caso específico das saias, a posição do tecido sobre o molde definirá o caimento da peça: cortes na vertical produzem uma saia mais reta, e na horizontal, uma peça mais estruturada.
  6. E antes de iniciar uma costura, sempre molhe o tecido. Isso, porque a peça pode encolher depois de pronta, dependendo do tecido. Assim, para evitar esse problema, o ideal é lavá-lo antes de cortar o molde.

12 Moldes de saia para baixar

Agora que já demos as principais dicas para os iniciantes na costura, vamos conferir vários moldes de saia muito simples de fazer. Eles vão ser muito úteis tanto para você treinar na costura quanto para criar peças lindas para o seu guarda-roupa.

Vamos lá?

1. Saia com recortes diagonais

2. Saia lápis com babado vertical

3.  Saia reta

4. Saia longa

5. Saia evasê longa

6. Saia plissada

7. Saia evasê com fenda

8. Saia reta clássica

9. Saia lápis transpassada

10. Saia godê com sobreposição

11. Saia longa saída de praia

12. Saia pregueada

Viu como pode ser bem simples iniciar no ramo da costura e produzir lindas peças com moldes de saia à sua disposição?

E se você quiser ficar por dentro de outras dicas e tutoriais, é só navegar pelo Blog Como Costurar para descobrir cursos de costura que podem fazer toda diferença na sua vida!

Veja também:
8 Pontos de Costura na Máquina que Todo Iniciante Deve Aprender
Tipos de Costura: Pontos e Acabamentos que Você Precisa Conhecer

6 comentários sobre “Costura para Iniciantes: 12 Moldes de Saia Simples de Fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo