Como Costurar Bolsa Toalha: Passo a Passo Fácil e Rápido

Como Costurar Bolsa Toalha: Passo a Passo Fácil e Rápido

Com o calor chegando, os passeios para a piscina ou praia também voltam. E para que você não esqueça nada, uma bolsa toalha é a peça essencial.

Além de ser prática, também é fácil para costurar e pode ser feito com uma toalha que você gosta e já tem em casa. Neste post você vai aprender como fazer um modelo lindo e fácil de costurar. Prepare seus materiais e confira o passo a passo1

Veja também
Como Costurar Suporte para Tablet na Máquina de Costura
Como Fazer Cama de Cachorro Maravilhosa Costurando uma Manta Velha

Costurando sua bolsa toalha de forma descomplicada

Ao preparar a bolsa para eventos como praia ou clube, a toalha é sempre um dos objetos mais complicados de encaixar e carregar pois tem muito volume, Por isso, esse acessório é tão especial.

Separe os materiais

  • Cerca de 0,5m de Tecido para a parte externa
  • Acquablock ou Gorgurão (para impermeabilizar)
  • Cerca de 0,5m de Tecido para o forro interno, de preferência algum resistente e sem elasticidade, como o algodão cru
  • Uma toalha de banho comum ou de praia
  • Cerca de 1,40m de Cadarço chato de algodão de 3cm
  • Régua transparente quadriculada para Patchwork
  • Tesoura de tecido
  • Tesourinha de arremate
  • Caneta ou giz apagável
  • Fita métrica
  • Alfinetes

Prepare os tecidos

  • Cortar no tecido externo principal (2 x) 26cm larg. X 30cm alt.
  • Tecido externo para o bolso (1x) 26cm larg. X 30cm alt.
  • Algodão cru para o forro interno (1x) 26cm larg. X 60cm alt.
  • Cadarço chato (2x) 70cm comp. X 3cm larg.
  • 1 Toalha de banho tamanho comum 

Fazendo a sua bolsa toalha

  • Na parte superior do bolso externo, dobre para o avesso cerca de 2cm, passe a ferro quente. 
  • Dobre novamente mais 2cm, passe, alfinete e costure com pontos retos para fazer a barra.
  • Posicione o bolso em cima de uma das partes principais e trace uma linha central dividindo na vertical. Alfinete e costure sobre essa linha
  • Posicione a outra parte externa sobre o bolso e costure pela parte inferior na medida de um pé de máquina. Abra as costuras com o ferro.
  • A partir do centro da parte superior, marque 4,5cm para cada lado. 
  • Posicione uma das alças formando um “u” e alfinete. Cuide para que não fique torcida. Faça com a outra alça.
bolsa toalha
YouTube A Costureirinha
  • Posicione o tecido de forro direito com direito com a bolsa que foi costurada. 
  • Alinhe todas as laterais e o alfinete. 
bolsa toalha
YouTube A Costureirinha
  • Costure em toda a volta com um pé de máquina mas deixe uma abertura de mais ou menos um palmo na lateral do lado onde não tem bolso. 
  • Costure com o tecido de forro (mais fino) virado para baixo, em contato com os “dentes” da máquina para que o tecido não encolha
  • Reforce a costura das alças com retrocessos.
  • Corte os 4 cantos da peça e tire o excesso; desvire a peça. 
  • Ajustar com um lápis ou palito de picolé.  Jogue as margens de costura para dentro e alfinete. 
bolsa toalha
YouTube A Costureirinha
  • Passe a ferro para melhor acabamento. 
  • Posicione a bolsa com o forro virado em contato com a toalha centralizado, com  2,5cm de distância da extremidade e alfinete por toda a volta.
bolsa toalha
YouTube A Costureirinha
  • Costure em quase toda a volta da bolsa, prendendo-a na toalha com pespontos bem rentes.
  • Deixe a extremidade em que está costurado o bolso aberta, para você ter mais um bolso
bolsa toalha
YouTube A Costureirinha
  • Costure no meio da junção dos tecidos externos, prendendo a bolsa na toalha e pronto!

Mesmo que você não saia para praia ou clube, uma piscina ou um banho de mangueira pode ser um momento divertido e, para isso, a bolsa toalha ajuda no momento de organizar seus objetos e aproveitar o exterior da sua casa! Gostou da ideia? Comente o que achou e se tem alguma dica sobre essa peça.

Veja também
Como Fazer Capa de Almofada: Passo a Passo de Costura para Iniciantes
Artesanato com Retalho: Como Costurar uma Pantufa Simples

2 comentários sobre “Como Costurar Bolsa Toalha: Passo a Passo Fácil e Rápido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo