Acabamento de Costura: 9 Técnicas Incríveis que Todo Iniciante Deve Aprender

Acabamento de Costura: 9 Técnicas Incríveis que Todo Iniciante Deve Aprender

Para fazer uma bom trabalho com tecido é preciso prestar atenção ao acabamento de costura. Só assim você vai ter uma peça bem feita, com bom caimento e que valoriza o tecido que usou.

Essas finalizações são importantes para que sua peça seja utilizada sem fios ou costuras aparentes. Para que você conheça e aplique essas técnicas em suas roupas e acessórios, continue a leitura. Temos dicas incríveis e bem fáceis de seguir.

Veja também
8 Pontos de Costura na Máquina que Todo Iniciante Deve Aprender
Como Evitar Tecido Franzido na Hora de Costurar

9 Técnicas incríveis de acabamento de costura 

Qualquer acabamento de costura dessa lista vale tanto para as peças grandes, quanto para as menores. Não importa o tamanho, o importante é que elas sejam bem feitas, não é mesmo? 

1. Forro

Talvez o acabamento mais conhecido seja o primeiro que todas as pessoas que começam a costurar aprendem. É essencial para que o interior da peça fique com uma boa aparência, assim como o exterior. 

Curso de Costura

Não são todas as peças que necessitam forro, que são utilizadas em casacos e peças mais quentes e sociais, como blazer e ternos. Além disso, confere um ar mais sofisticado às peças.

Não é indicado para peças de tecidos muito finos, como seda e crepe, pois pode tirar o movimento e o caimento da peça. O forro ainda precisa ser costurado com o mesmo esmero que a parte externa, pois quando mal colocado, pode repuxar e deformar a peça final e estragar todo o trabalho já feito. 

2. Pesponto

Esse é um dos pontos mais utilizados para acabamento de costura. Ele é simples e reforça a costura, bem como decorar peças em cós, colarinhos, bainhas e golas. Feito à máquina, deve ser realizado com um fio mais grosso, para que dê o destaque necessário! O pesponto é um acabamento duplo e pode ser feito com agulhas simples, passando a peça duas vezes pela máquina ou com agulhas duplas.

3. Entretela

Esse é um acabamento em costura que dá forma e reforça a peça, desde golas, cós, corpetes, punhos e colarinhos. A roupa fica melhor estruturada no corpo e geralmente é utilizada em tecidos finos e em roupas sociais, que necessitam de um caimento específico.

Existem alguns tipos de entretela: a de TNT, autocolante com cola nos dois lados, um lado e as que são ativadas pelo calor do ferro de passar e elas possuem diversas gramaturas. As mais finas são utilizadas em lapelas e revel. As mais grossas em golas e cós.

4. Costura francesa

Curso de Costura

A costura francesa é um dos acabamentos mais comuns e pode substituir até mesmo o overlock, caso você não tenha a máquina de costura especial para esse fim. A costura francesa é indicada para tecidos de gramatura fina à média e deixa o avesso tão perfeito como a frente e sem costura aparente! 

5. Acabamento Inglês

Acabamento inglês, ou rebatida é mais conhecida por fazer parte de roupas sociais. Mas isso não significa que esse acabamento de costura não possa ser utilizado em outros lugares. E ao contrário da costura francesa, pode ser utilizado até mesmo em tecidos bem grossos.

6. Picotar

Feita com uma tesoura de picotar e que deve ser utilizada somente para tecido, essa técnica é ideal para os tecidos que podem desfiar fácil. Caso você não tenha a tesoura de picotar, utilize uma tesourinha de acabamento e faça um corte ziguezague. Pode demorar, mas o acabamento valerá a pena! 

7. Ziguezague

Muito utilizado em acabamento em malhas ou demais tecidos que esticam pois promove certa elasticidade à costura pelo seu formato. A técnica do  ziguezague pode ser utilizada no acabamento de tecidos que desfiam e para isso, ele deve passar rente à borda da costura e deve ser feito à máquina.

8. Hong Kong

O acabamento de costura conhecido como Hong Kong é um dos ideais para peças pesadas e que precisam tanto de um reforço na costura, como também uma boa aparência.

Curso de Costura

Além disso, para peças que não têm forro e você não quer fios aparentes, ele é ideal. Ou seja, alia qualidade e praticidade em uma técnica só. 

Você ainda pode deixar sua peça com um toque especial e criativo. Essa técnica utiliza viés no lugar do acabamento overlock. Além disso, é super simples de ser feito!

9. Chulear á mão

Esse é um acabamento de costura que não é feito à máquina. Ou seja, caso você queira um acabamento mais artesanal, o chuleio pode ser sua opção. 

Esse acabamento também é indicado quando o acabamento com máquina de costura for inviável por causa de espaço ou profundidade da costura.


Gostou de conhecer a nossa lista de acabamento de costura? Conhece mais algum que não foi citado aqui? Então comente conosco! Se ficou alguma dúvida, não deixe de perguntar, vamos esclarecer tudo para você!

Veja também
Tipos de Costura: Pontos e Acabamentos que Você Precisa Conhecer

Aprendendo a Costurar: Acabamento Hong Kong na Máquina

Um comentário em “Acabamento de Costura: 9 Técnicas Incríveis que Todo Iniciante Deve Aprender

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo