Como Costurar Acabamento em Costura Inglesa de Forma Simples

Como Costurar Acabamento em Costura Inglesa de Forma Simples

Os acabamentos em costura são uma maneira de deixar a peça muito mais bem acabada e com aspecto profissional. Afinal, quando você vê uma costura francesa, uma peça com viés ou com acabamento Hongkong, com certeza pensa que a pessoa teve muito mais capricho ao fazer e se dedicou mais tempo para aprender como costurar aquela peça, não é?

Por isso, hoje vamos te dar mais uma dica de como deixar suas peças muito mais bonitas, para que você deixe sua peça muito mais incrível: acabamento em costura inglesa, também conhecida como costura rebatida.

Você conhece? Se não, então acompanhe o passo a passo que preparamos para você.

Veja também
Costura à Mão: Toalha de Cozinha de Crochê Texturizada
Artesanato com Tecido: Como Fazer Bolsa sem Costura

Aprendendo como costurar o acabamento inglês (costura rebatida)

Para isso, você vai precisar fazer algo incomum nas costuras: deixar a margem de costura de um lado maior que o outro! Isso mesmo, mas não se espante que tudo será para o bom resultado da sua peça. O recomendado para esse exemplo é deixar uma margem de 2cm para um lado e do outro 0,5 cm. 

Curso de Costura

Para facilitar, você também pode fazer as duas margens do mesmo tamanho e depois cortar até que uma fique com o 0,5 cm necessário.

Feito isso, vamos ao tutorial! Lembre-se que, para um resultado melhor, você deve usar uma máquina de costura, pois os pontos ficarão mais uniformes e fortes!

  • Prenda com alfinetes, para que o tecido não fique “dançando” e passe uma costura reta, sempre fazendo o retrocesso no início e no final da costura;
  • Abra a costura e, se quiser, passe o ferro para marcar mais. Não é necessário, pois você verá que juntará as partes no próximo passo;
  • Agora você deverá dobrar a parte maior por cima da menor e então passe o ferro para deixar tudo bem marcado. Assim o resultado ficará muito mais bonito.
  • A parte menor ficará “abraçada” pela parte maior, por isso não será vista em nenhum dos lados, tanto por dentro como por fora;
  • Esse é um acabamento de pesponto, por isso, agora troque a sua linha de costura da máquina por uma de pesponto e faça a costura juntando a margem do acabamento na peça, como na imagem, veja:
  • Com tudo dobrado e no lugar, agora faça a costura paralela e sua peça ficará assim:

E pronto!

Esse tipo de costura é muito comum em peças jeans, que precisam de um reforço maior para que a peça dure por muito mais tempo. Mas é claro que você pode usar esse tipo de acabamento em outras peças e com outros tecidos! Aprender como costurar também é sobre testar novas técnicas em tecidos diferentes!

Você já conhecia esse acabamento em costura inglesa? Em que tipo de peça você já viu ou já fez esse tipo de costura? 

Curso de Costura

Se você está em processo de aprender como costurar, conte para nós se achou o tutorial fácil, difícil ou se tem alguma dificuldade com os termos! Além disso, se quiser indicar algum outro acabamento para ver o tutorial aqui, deixe sua sugestão também!

Veja também
Corte e Costura – Como Fazer Roupas Simples e Lindas
Como Costurar Calça de Moletom Infantil 

Um comentário em “Como Costurar Acabamento em Costura Inglesa de Forma Simples

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo