Guia Completo: Como Escolher Tecidos de Algodão para Costura

Guia Completo: Como Escolher Tecidos de Algodão para Costura

São inúmeras as opções de tecidos que temos disponíveis para confeccionarmos nossas peças e cada um deles serve para uma finalidade. Os tecidos finos, por exemplo, são perfeitos para vestidos de festa e os tradicionais tecidos de algodão são ótimos para peças do dia a dia e para artesanato.

Para quem está começando ou já tem prática na costura, escolher o tecido ideal pode ser uma tarefa complexa, afinal como decidir entre tantas opções? Pensando nisso, trouxemos aqui um guia para você descobrir qual tecido de algodão é o melhor para sua peça e como identificar cada um deles!

Veja também
Linha de Costura: Como Escolher a Melhor para Cada Tecido
Como Costurar Tecido Fino: Dicas e Truques Essenciais

Tipos de tecidos de algodão 

Os tecidos mais populares são os de algodão e existem vários motivos para que isso aconteça, além do preço. Eles são mais confortáveis, permitem a transpiração do corpo, são fibras naturais, o que evita muitos tipos de dermatites e alergias, são ideais para tingir e também são os mais fáceis de passar a ferro sem danificar a peça.

Acompanhe agora os melhores tecidos de algodão e salve esse guia para quando você for fazer sua escolha!

1. Tricoline

Curso de Costura

Esse é um tecido super versátil e utilizado tanto em roupas como em artesanato como costura criativa e patchwork. Sua composição é 100% algodão, não desfia, suporta altas temperaturas e não tem elasticidade.

Outra característica é que o Tricoline pode ser costurado a mão, à máquina ou até mesmo ser colado.

2. Cambraia

Se você quer um tecido fino e que seja de fibra natural, a Cambraia é a sua melhor opção. Ao contrário do Tricoline, que é ideal para fazer peças com pences marcadas e estruturadas, esse tecido é mais leve e tem um caimento bem mais delicado. 

Sendo ideal para roupas de verão ou até mesmo mais formais, como em trajes esporte fino ou roupas sociais, como vestidos e camisas.

3. Laise

Você já viu que alguns tecidos vêm com alguns detalhes mais bem trabalhados? Alguns parecem rendas e outros possuem pequenos detalhes. Se ele for 100% algodão, pode ter certeza que é o Laise. 

Curso de Costura

O Laise é um tipo de Cambraia com esses detalhes inspirado em rendas, por isso é indicado para fazer peças que também são feitas com a Cambraia: saias, vestidos, camisas e até mesmo calças.

4. Canvas

O Canvas é um tipo de tecido hiper resistente e também é 100% algodão. Ele recebe esse nome pois é muito utilizado para a fabricação de telas de pintura (canva em inglês significa tela). Por isso, é ideal para peças como bolsas, sofás, almofadas e outras que precisam suportar grandes variações de temperatura, clima, peso e durar por muitos anos.

5. Sarja

Muitas pessoas confundem a sarja com o jeans. Apesar de um compor o outro, a sarja ao contrário do jeans é 100% algodão. É um dos tecidos de algodão encorpados e que serve para fazer vestidos, saias, calças, camisas com um toque mais leve e que deixe a pele transpirar.


Ele se diferencia do tricoline principalmente pelas estrias que são encontradas na diagonal e por sua resistência. Ele dá um leve volume às peças e pode também ser encontrado com uma pequena porcentagem de elastano.

6. Jacquard de algodão

O Jacquard é um tecido de origem nobre, pois sua confecção, antigamente, era feita de maneira diferente, sendo necessário um tear exclusivo para sua confecção. E essa é uma de suas características, o modo que as fibras são tecidas e os padrões criados por esse entrelaçamento.

Curso de Costura

Nem sempre ele é feito de algodão, porém algumas versões chegam a ter até 58% de fibras naturais, mas também pode ser feito de seda ou chenille. Ele é utilizado principalmente em objetos que precisam transmitir requinte e luxo, já que seus padrões criam arabescos e brasão que remetem aos tempos antigos e à realeza.

Além disso, por ser difícil de amassar, é muito utilizado em sofás, cortinas e também como papel de parede. Interessante, não é mesmo?

O que você achou de conhecer mais sobre tecidos de algodão? Qual desses você gosta de usar ou ainda não teve a oportunidade de criar uma peça? Compartilhe sua opinião com a gente e conte, você gosta mais de usar fibras naturais ou sintéticas em seus trabalhos?

Veja também
Tipos de Tecidos: Como Cuidar e Costurar Tecidos Delicados
Retalhos de Tecido: 25 Ideias Criativas para Reaproveitar esse Material

9 comentários sobre “Guia Completo: Como Escolher Tecidos de Algodão para Costura

  1. Sempre uso lase para fazer manta de bebê. Também uso cambraia para forrar a manta. Uso tricoline para os lençóis de berço. Todo tecido que for 100% eu uso, pois acho que as peças ficam mais arrumadas.

  2. Excelente reportagem. Muitas pessoas atualmente não sabem diferenciar tipos de tecidos e sua utilização. Amo tecidos de algodão.,principalmente porque moramos em país tropical.

  3. Olá, bom dia!
    Tecidos são a minha maior paixão, só de ver já dá vontade de fazer algo! AMEI essa reportagem.
    Tricolor tem uma vaidade incrível de cores, estampas ,enfim uso muitoooooo. Obrigada .

  4. Gostei muito de como vocês respeitaram os tecidos e as dicas importantes do tecido,vi que e porque o algodão para iniciantes e costureiros e tudo.
    Mas preciso de tecidos e dicas de como costurar tecidos brilhosos e de paetês para roupas de show, grato Vilares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo