Aprendendo a Costurar: Acabamento Hong Kong na Máquina

Aprendendo a Costurar: Acabamento Hong Kong na Máquina

Se você está procurando fazer um acabamento melhor em suas roupas ou ainda está aprendendo a costurar, receber dicas úteis nunca é demais, não é verdade? Por acaso você conhece o acabamento Hong Kong? 

Essa é uma técnica de costura que permite que os acabamentos da sua roupa sejam tão incríveis como o restante da sua peça, afinal, acabamentos podem e devem ser feitos como uma forma de valorizá-la, principalmente aqueles que ficam aparentes.

Por isso, vamos trazer aqui um tutorial para que você aprenda o acabamento Hong Kong. Temos certeza que assim que você aprender a fazê-lo, nunca mais vai querer saber de outro tipo de costura.

Veja mais
Artesanato com Tecido: Como Fazer Bolsa sem Costura
Corte e Costura – Como Fazer Roupas Simples e Lindas

Acabamento Hong Kong: como deixar suas peças mais bonitas?

Além de bonito, o acabamento Hong Kong vai deixar suas peças mais resistentes e duráveis, pois ele usa tiras de viés para unir as duas peças e você sabe como essa tira de tecido pode valorizar sua peça, não é?

Curso de Costura

Além disso, é um acabamento ideal para você que costura ou está aprendendo a costurar tecidos grossos, pesados ou que desfiam com facilidade, ou que de alguma maneira pode desgastar devido ao peso da peça. Outro uso para esse acabamento é se sua roupa não possuir forro e as costuras do avesso ficarem aparentes.

E não podemos esquecer de um dos usos mais comuns: ela substitui o acabamento em overlock!

Para começar, a fazer o acabamento Hong Kong, prepare o seu tecido. É necessário que as bordas do seu tecido estejam retas, além das margens de costura que devem ter 5 ⁄ 8 polegadas. Se seu tecido não tiver essa margem, adapte os seus tamanhos. Vamos lá!

  1. Faça uma costura normal reta para juntar as peças de tecido e então, abra as sobras da costura para os lados, como na foto e passe a ferro para vincar;
  1. Corte 2 tiras de viés com até 2,5cm de largura. Você pode fazê-lo com retalhos de tecidos ou comprar pronto. Além disso, você pode escolher a cor que você quiser;
  1. Costure a borda de viés na borda da costura de um lado, como se fosse um viés em uma barra normal de qualquer outra peça. Faça isso do outro lado também;
  1. Do lado visível, não aparecerá nenhuma costura e o outro lado ficará escondido;
  2. Veja como sua peça vai ficar por dentro:

Simples e incrivelmente bonito não é mesmo? Para deixar mais resistente,você também pode fazer a costura com uma linha extra forte, fazendo o retrocesso no início e ao final da costura ou passando a costura duas vezes pelo mesmo local.

Você gostou de mais uma dica para deixar suas peças muito mais bonitas? Se você curtiu e está curtindo essas dicas, conte aqui nos comentários o que você quer aprender nos próximos posts! Estamos preparando muito mais material para você que está aprendendo a costurar e precisa daquela ajudinha especial.

Veja mais
6 Dicas Simples e Úteis Para Aprender a Costurar
Como Montar Um Ateliê de Costura ou Artesanato

4 comentários sobre “Aprendendo a Costurar: Acabamento Hong Kong na Máquina

  1. Pelo que entendi o ideal é usar viés pronto, senão pelo lado interno da costura ficarão aparecendo os fios do tecido usado pra imitar viés.

  2. Amei essa dica, não sei costurar, faço na mão, não tenho máquina de costura e no momento não tenho dinheiro pra comprar uma. Mas como dizem Deus da o frio conforme o cobertor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo