Como Costurar Elástico: Dicas e Passo a Passos

Como Costurar Elástico: Dicas e Passo a Passos

Saber como costurar elástico, seja à mão ou na máquina de costura, é uma necessidade para quem gosta de produzir as próprias peças de roupa e acessórios.

Entretanto, essa atividade pode não ser tão simples quanto parece, principalmente para quem está iniciando na costura.

Por isso, este artigo tem a finalidade de ensinar como costurar elástico à mão e na máquina. Assim, você poderá ampliar as possibilidades de peças produzidas no seu ateliê. Confira!

Veja também:
Preço de Conserto de Roupa 2024: Acompanhe a Tabela de Valores Deste Ano
Agulha para Máquina de Costura: Aprenda Como Escolher

Como pregar elástico na máquina doméstica?

como pregar elástico

Antes de trazermos o passo a passo de como colocar elástico em roupa e em outras peças, saiba que em nosso blog você encontra outros conteúdos que vão te ajudar a costurar na máquina da melhor forma, como:

Curso de Costura

Dito isso, vamos agora ao tutorial retirado do canal Débora Nardello. A partir dele, você saberá como utilizar a máquina que tem em casa para costurar o elástico.

1. Defina o tamanho do elástico. O ideal é cortá-lo 10% menor do que a medida de onde ele será aplicado. Exemplo: se você vai costurá-lo em uma calça e a medida da sua cintura é 70cm, então corte-o com 63cm.

2. Una as pontas do elástico, uma sobre a outra. Costure e arremate bem.

3. Se o elástico for costurado em uma calça ou short, então dobre-o ao meio e marque-o. Em seguida, dobre novamente e faça a marcação. Assim, teremos uma divisão em 4 partes iguais. 

4. Agora, coloque a peça no lado direito e encaixe o elástico por dentro dela com a ajuda dos alfinetes.

Se for uma calça ou um short, então coloque as marcações do elástico junto com as marcações da peça: os centros do lado esquerdo, do lado direito, da frente e de trás.

5. No overloque ou no zigue-zague, costure o elástico por dentro da peça. Mantenha o tecido normal, estique apenas o elástico.

6. Dobre para dentro, na largura do elástico, a borda na qual ele foi costurado. Em seguida, na máquina de costura reta, passe uma costura para rebater. Lembre-se de esticar o elástico.

7. Agora faça mais duas costuras: uma mais próxima da borda inferior e outra da superior. Essa é uma forma de evitar que o elástico torça. Lembre-se de esticá-lo durante a costura.

E está pronta a sua costura!

É importante lembrar que a agulha e a tensão da linha devem estar em conformidade com o trabalho para evitar que o tecido se danifique (no caso da agulha errada) e que a linha fique frouxa ou apertada demais (no caso da tensão errada).

Como costurar elástico à mão?

como costurar elástico fácil

Se você não tem uma máquina de costura, não há motivos para se preocupar. Afinal, é plenamente possível costurar elástico à mão.

Para isso:

  1. Faça marcações no tecido para saber onde o elástico será costurado e, assim, evitar que a costura fique desalinhada.
  2. Com alfinetes, prenda o elástico no tecido, seguindo as marcações realizadas.
  3. Com uma agulha e linha adequadas para o elástico escolhido, faça a costura. Faça pontos firmes e regulares, mas não apertados. Dê preferência ao zigue-zague, por ser um ponto elástico. No entanto, saiba que também é possível utilizar o ponto reto.
  4. Faça nós nas extremidades para evitar que a linha se solte.
  5. Durante a costura, estique suavemente o elástico para que ele vá se ajustando ao tecido da melhor forma.
  6. Por fim, dobre e costure as bordas do tecido para que ele não desfie.

Viu que com a atenção e cuidado pode se tornar simples aprender como costurar elástico, seja à mão ou na máquina de costura?!

Conte-nos nos comentários abaixo o que você achou deste conteúdo e o que mais deseja ver aqui em nosso blog!

Veja também:
Como Colocar Zíper Comum e Zíper Invisível de Forma Simples
Como Fazer Mochila de Calça Jeans: Passo a Passo + Molde Grátis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo