Como Costurar suas Próprias Roupas: 3 Passos para Iniciantes

Como Costurar suas Próprias Roupas: 3  Passos para Iniciantes

Aprender como costurar pode ser um projeto maravilhoso para quem já tem intimidade com as agulhas ou ama artesanato. Com a facilidade de comprar roupas, essa tarefa foi ficando de lado, mas, hoje em dia, existem muitas maneiras de aprender em casa de forma simples.

Mas, por onde começar? Mesmo que você planeje fazer um curso, temos uma lista de dicas e materiais que você pode preparar para começar a aprender como costurar e desenvolver uma nova habilidade, confira!

Veja também
Como Costurar à Mão: Dicas que Vão Facilitar sua Vida

Como Costurar Avental com Bolso: Passo a Passo e Lindas Inspirações

Aprenda como costurar suas peças: roteiro e dicas

Nosso primeiro passo é decidir o que você quer costurar. Uma saia ou capas de almofada são ideias perfeitas para quem está começando agora. São peças que precisam de pouco tecido e também utilizam somente a costura reta. Outras peças que são úteis e fáceis de fazer são os aventais e ecobags.

Antes de começar o seu projeto, pergunte-se: O que você precisa?

Curso de Costura

Dê uma olhada no seu armário, veja quais peças faltam ou o que você vai querer de uma outra cor e faça anotações.

Selecione os tecidos

Essa seleção deve ser feita baseada em algumas perguntas como: Onde você mora, se está quente ou frio o ano inteiro? Você quer roupas para trabalhar ou para o dia a dia? Coloridos ou mais sóbrios?

Pegue referências no Pinterest

Juntando as peças que você quer ter e os tecidos (recomendamos algum de algodão e sem elasticidade), busque inspirações no Pinterest de moldes e também de peças inteiras. Assim você pode ter uma ideia do que é mais fácil para você começar.

Os primeiros materiais

Tesouras:

Tesoura de tecido 

A tesoura de tecido é um material essencial e ela não deve cortar nenhum outro material a não ser tecido! Do contrário, pode perder o corte muito rapidamente. Sempre corte o tecido com ela apoiada sobre a mesa.

Tesoura de picotar

A tesoura de picotar serve para fazer o acabamento de margens de costura. É uma opção ao overloque e ao zigue-zague principalmente quando a roupa é fina e forrada e essencial para costuras circulares pois permite que a peça fique no formato correto.

Tesoura de arremate

Curso de Costura

Com esta tesoura, é possível cortar linhas na máquina de costura e nas peças para fazer a limpeza das linhas . 

Desmanchador/ abridor de casa

O desmanchador é um item versátil e necessário em qualquer kit de costura. Sua ponta fina permite desfazer costuras sem estragar o tecido e também abrir as casas de botões de suas camisas, calças entre outros. Tenha vários tamanhos para serem utilizados em vários tecidos diferentes. 

Fita métrica

A fita métrica é um dos primeiros itens que toda costureira tem quando começa a aprender como costurar. E ela está presente em todo o processo de fabricação da peça. Recomendamos utilizar a mesma fita para todo o processo, pois podem haver mudanças milimétricas de uma para outra. 

Linhas de costura

Se você não quer gastar com muitas linhas, compre carretéis de linha branca e preta, que são as mais versáteis. Além disso, tenha alguma cor contrastante para fazer o alinhavo ou uma de pesponto, que é mais grossa, assim você pode ver melhor os pontos.

Agulha de mão

Falando em alinhavar, as agulhas de mão são indispensáveis. Faça o teste até descobrir qual melhor se adapta às suas necessidades, mas lembre-se que agulhas de costura devem ter ponta afiada, do contrário, não fura o tecido.

Alfinetes

Curso de Costura

Assim como a agulha, os alfinetes são essenciais em alinhavos e para fazer ajustes em peças; Opte pelos que tenham cabeça colorida para não deixar nenhum em sua peça. Os de cabeça de vidro são ideais para ajustes na roupa e os finos e mais longos para o alinhavo, pois não “machucam o tecido” ou puxam fios.

Giz de tecido/ caneta fantasminha

O giz ou a caneta são peças que vão ajudar você a tirar o molde, marcar bolsos, pences, pregas e etc. Ao final de sua peça, você não terá nenhum vestígio deles.Tenha algumas cores diferentes para contrastar com os seus tecidos. O giz pode ser retirado na lavagem e a caneta com o ferro de passar.

Qual é a sua motivação para aprender como costurar? Compartilhe conosco como você começou a se interessar por essa atividade e quais as dicas que você quer ver aqui no blog!

Veja também
Como Costurar na Máquina: 18 Dicas Essenciais para Iniciantes
Como Costurar Bolsa Toalha: Passo a Passo Fácil e Rápido

4 comentários sobre “Como Costurar suas Próprias Roupas: 3 Passos para Iniciantes

  1. Com 14 anos minha mãe me matriculou num curso de corte e costura, gostei e comecei a costurar minhas roupas, da minha mãe e irmãs, ganhei até um dinheirinho costurando pra vizinha . Depois casei, vieram os filhos e continuei costurando pra família. Tempos depois voltei a trabalhar e não me sobrava mais tempo pra costurar. Agora, já aposentada estou voltando a costurar e fazendo artesanato. Com suas dicas estou relembrando como é bom fazer e ou reciclar nossas próprias roupas!🌻

  2. QUE BUENO QUE APARECE ESTE BLOG, YO SOY UNA MUJER QUE NUNCA HE COSIDO A MAQUINA POR TEMOR A DAÑAR ESTA HERENCIA. , QUIERO APRENDER PERO LA PANDEMIA ME HIZO DEJAR DE LADO MI ILUSIÓN, AHORA QUE UDS OFRECEN ENSEÑAR QUIERO APRENDER Y RECICLAR MI PROPIA ROPA; PUES NO TENGO PRESUPUESTO NI DEBO COMPRAR NADA . CREO QUE LA COSTURA A MANO IGUAL ES OTRA OPCIÓN PERO PIENSO QUE QUIZAS SE ME ABRAN LAS COSTURAS Y QUE HORROR! NO QUIERO PASAR POR ESO…SALUDOS DESDE CHILE GRACIAS LOS AMO!!! SON GENIALES…SOY GABY

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo