7 Tipos de Tecidos para Costura que Facilitam a Vida do Iniciante

7 Tipos de Tecidos para Costura que Facilitam a Vida do Iniciante

Começar a costurar é uma atividade que pode trazer muito prazer, além de ser uma ótima maneira de conseguir uma renda extra.

Mas, para aprender, é importante que os primeiros passos sejam feitos com os tecidos certos, assim é possível ver os pontos e acabamentos e treinar os olhos para peças mais complicadas.

Por isso preparamos um guia com os tipos de tecidos para costura que são os melhores para quem está começando.

Veja também
Tipos de Tecidos: Como Cuidar e Costurar Tecidos Delicados
Como Costurar Tecido Fino: Dicas e Truques Essenciais

Os tipos de tecido para costura que todo iniciante deve conhecer

Para começar a costurar, você precisa de um tecido mais firme e que não “dance” quando você passe na máquina de costura. E de preferência que seja leve! Por isso, pensamos em algumas sugestões, veja só: 

Tricoline

Curso de Costura

É um tecido muito versátil, barato, com muitas estampas e além da costura, aceita cola, podendo ser uma ótima opção também para o patchwork sem costura. Ele pode ser 100% algodão ou ter algum outro componente na formulação. 

É um tecido mais firme, ideal para roupas de criança, blusas, saias  e peças que precisam de uma estrutura mais firme.

A tricoline também é muito fácil de cortar, moldar, não escorrega pode ser utilizada em acessórios também.

Viscose

Assim como a tricoline, é um tecido bem leve e tem em sua composição, algodão, com algum outro tecido. Além de não escorregar ao costurar. Ao contrário da Tricoline, as peças feitas com este tecido são mais leves e não armam como a tricoline. Não amarrota e é ideal para as peças de verão.

Crepe

O Crepe é um tecido fino e mais elegante e que é um dos queridinhos para os iniciantes na costura. Ele não tem algodão em sua composição, o que significa que não amassa, sendo ideal para facilitar os moldes que não terão que ser passados para conferir o tamanho.

Sarja

Curso de Costura

Mais um tecido 100% algodão, sem elasticidade e bem versátil. Ela é um tecido plano, muito confortável que proporciona movimento, é fresco e não absorve calor, ideal para roupas de verão. É firme e serve para roupas mais encorpadas como vestidos, calças, macacões, camisas e acessórios, como capas de almofadas e bolsas.

Bengaline

A Bengaline é um tipo de sarja muito fácil de costurar, porém possui elasticidade e é perfeita para roupas justas e muito fácil de modelar ao corpo. Com um toque de tecido plano é uma excelente opção para iniciantes que querem explorar novas possibilidades.

Malhas

As malhas são de poliéster e são muito versáteis e servem para várias peças. Nem todas são indicadas para iniciantes, mas algumas como jacá, piquet e montaria são as melhores.

Oxford

Apesar de ser uma das melhores opções para costurar, ele precisa ser cortado com cuidado, pois desfia muito fácil. Ele é 100% poliéster, é fácil de cortar e costurar. Ideal para fazer almofadas, toalhas de mesa, cortinas e peças de decoração. Além de peças em alfaiataria, como calças, blazers e bermudas. Porém, deve ser evitado no calor pois não deixa o corpo “respirar”.


Esses foram alguns dos tipos de tecidos para costura que todos os iniciantes devem aprender a costurar. O que você achou? Gostou das dicas? Tem mais algum que deveria estar nessa lista? Comente e compartilhe conosco.

Veja também
Tipos de Zíper para Costura: Como Escolher o Melhor para Cada Peça?
Tipos de Costura: Pontos e Acabamentos que Você Precisa Conhecer

Curso de Costura

5 comentários sobre “7 Tipos de Tecidos para Costura que Facilitam a Vida do Iniciante

  1. Amei todas as dicas ! Alguns tecidos eu já conhecia e até já trabalho com eles como , Oxford , tricoline , malha , crepe , viscose ! Só não conhecia e ainda não trabalhei com a Sarja e a Bengaline . Agora posso trabalhar com mais confiança .

  2. Amei estas dicas, pois não percebo nada de tipos de tecidos. Nunca sei os nomes, apenas sei que uns são de algodão outros de fibras sintéticas, agora nomes zero. Obrigada pelas dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo