Como Fazer Roupa de Inverno: Blazer Forrado para Enfrentar o Frio

Como Fazer Roupa de Inverno: Blazer Forrado para Enfrentar o Frio

O Blazer é uma peça que voltou ao mundo da moda após algumas décadas esquecidas. Ele foi bastante utilizado nos anos 80 e 90 e, agora, teve um revival nas passarelas, até chegar às lojas de fast-fashion. Porém, é possível aprender como fazer roupa de inverno e ter um blazer totalmente exclusivo e muito fashion!

Essa peça, para quem não conhece, é ideal para o frio e dá um toque super elegante a qualquer look. Ele é bem mais estruturado que uma jaqueta ou cardigã e mais curto que um casaco. Além disso, ele se difere dos terninhos por não ter uma combinação com outra peça, se tornando essencial em qualquer guarda roupa para as estações mais frias.

Mas apesar de parecer uma peça mais séria, o blazer vai bem em diversas ocasiões, desde uma reunião de trabalho até um happy hour com os amigos. Por isso, ao pensar em costurar uma peça de roupa para o frio, considere o blazer. 

Separamos aqui um tutorial em vídeo para você fazer sua peça e também um passo a passo completo para que você aprenda a colocar o forro e deixar seu blazer com um acabamento profissional, confira!

Veja também
Como Costurar à Mão: Dicas que Vão Facilitar sua Vida
Aprendendo a Costurar: Acabamento Hong Kong na Máquina

Passo a passo de como fazer roupa de inverno

Curso de Costura

Separe linhas, agulhas, seu tecido favorito e máquina de costura! Chegou a hora de aprender como fazer roupa de inverno, veja esse vídeo:

Agora descubra como fazer um acabamento perfeito para o seu blazer. O forro, além de deixar mais bonito, vai ajudar a manter a temperatura.

  1. Costure o revel à parte externa do blazer, fazendo coincidir lapela e gola. Comece da metade da gola, costuramos ao redor da ponta, e pare na lapela.
  2. Depois, afaste as margens para o lado da gola, e comece a costurar a lapela como na figura do meio. Pare no fim do revel, e comece novamente do meio da gola, descendo pelo lado oposto
  3. Passe as costuras abertas, quando possível, e desvire. Passe novamente levante o revel das costas para que apareçam as costuras que unem as golas ao revel e às costas.
  4. Faça piques com a tesoura, caso ainda não tenhamos feito, e costuramos as margens juntas. Isso vai impedir que a gola fique solta.
  5. Agora dobre a bainha e passe. Isso vai marcar sua altura para que seja mais fácil finalizar o blazer depois.
  6. Desdobre a bainha e desvire o revel e a gola, para que fiquem do avesso novamente. Costure a bainha do forro à bainha da parte externa, juntando o direito do blazer com o direito do forro. Deixe uma abertura de 10cm na bainha para podermos desvirar o blazer.
  1. Separe o forro e a parte externa, e costure a parte inferior do revel, parando exatamente a 1cm da beirada interna do revel. Vire o blazer para que fique com o avesso para cima e faça um pique no canto da bainha, parando exatamente onde termina a costura anterior.
  2. Coloque o lado direito para cima novamente, dobre a prega do forro sobre a bainha. Alfinete uma prega de 1cm, que fica bem na metade da bainha de 4cm do blazer.
  3. Depois disso, traga o forro sobre o blazer para costurarmos bainha e forro ao revel. O pique que fizemos anteriormente vai permitir isso.
  4. Costure o forro ao revel das costas também, como na figura abaixo. A costura está representada pela linha tracejada vermelha.
  5. Costure o forro das mangas, como explicado neste post. Tome muito cuidado para não costurar o forro torcido.
  6. Agora desvire o blazer pela abertura na bainha.
  7. Faça  costuras importantes que vão segurar o forro no lugar, para que o blazer não fique se movimentando a cada lavação: nas mangas, junção dos cortes de tecido e bainha.
  8. Passe toda a peça e pronto! 

Agora, fique com algumas inspirações!

Como ficar na moda com seu blazer

Blazer Preto

O pretinho básico nunca sai de moda e é um coringa na hora de se vestir. Por isso, se você pensa em investir em uma peça atemporal, o preto é sua melhor opção.

Colorido

Mas se você é do time que gosta de ousar, os blazers coloridos estão super em alta!

Xadrez

Curso de Costura

Essa estampa é um clássico e, assim como o preto, nunca sai de moda!

O que achou de aprender como fazer roupa de inverno com esse passo a passo simples do blazer e de como colocar um forro perfeito? Se você gostou dessa ideia, não deixe de comentar e dizer o que achou e o que você gostaria de ver por aqui!

Veja também
Dicas de Costura: Como Cerzir Calça Jeans Fácil

Costura Francesa: Passo a Passo Completo para Iniciantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo