Ateliê de Costura: Tudo que Você Precisa Saber para Montar e Organizar o Seu

Ateliê de Costura: Tudo que Você Precisa Saber para Montar e Organizar o Seu

Para quem se aprofunda no mundo das linhas e agulhas, é natural que cedo ou tarde, surja a necessidade de montar um ateliê de costura. Afinal de contas ao organizar o seu, você terá uma área para trabalhar com imersão e localizará facilmente seus materiais.

Hoje então separamos ótimas dicas para você dar início ao seu ateliê, de modo que você já organize e se acomode num espaço dedicado a costura.

Desse modo você sairá daqui pronta para desenvolver seu espaço de trabalho.

Veja também:
Costura para Iniciantes: 13 Erros que Você Pode Estar Cometendo
Qual é a Melhor Máquina de Costura para Iniciantes?

Espaço e Organização

vivadecora

Espaço é um dos pontos principais, pois ele determinará todo o resto. Você inevitavelmente precisará de algum lugar para guardar seus materiais e tecidos e claro, para trabalhar.

Você está com pouco espaço disponível ou tem um cômodo que pode ser dedicado à costura?

Se for o primeiro caso, tente aproveitar o espaço de prateleiras e paredes. Para as coisas pequenas, separe com divisórias ou em diferentes gavetas, potes de vidro ou cestos.

Um painel organizador pode ser de grande ajuda, é só aproveitar alguma parede vazia.

Em caixas organizadoras você também pode separar os tecidos das peças que está trabalhando, assim como os retalhos e rolos de linha.

casinhaarrumada
vivadecora

Por outro lado, para as peças confeccionadas, o melhor lugar para guardá-las é uma arara ou um cabideiro. Em todos os casos, arrumar um cantinho no armário também resolve neste caso.

Além disso, existem muitas ferramentas pequenas e materiais diferentes. Por isso, ao guardar tudo separadamente será mais fácil para você encontrar quando precisar. Então no espaço que tiver para seu ateliê de costura, busque mante-lo organizado sempre. Etiquetar todos os compartimentos também é uma ótima medida para facilitar este processo.

Ferramentas e Materiais

vivadecora

Agora que você já tem alguma ideia do lugar que vai ser seu ateliê, assim como a melhor maneiro de mantê-lo organizado, é bom ter uma ideia em mente das ferramentas e materiais que você está guardando. São tão básicos que você provavelmente está familiarizada:

  • Agulhas
  • Alfinetes
  • Linhas
  • Moldes
  • Régua
  • Tecidos
  • Tesoura
casinhaarrumada
vivadecora

Claro, além destes, é bom pensar numa máquina de costura também. E lembre-se do tópico anterior, considere bem o espaço que irá guardar tudo isso. Afinal de contas, outros materiais podem entrar na lista e o primeiro deles provavelmente é o retalho de tecido, que pode ser reaproveitado.

Por isso pense onde sua máquina ficará. Assim como uma mesa para o momento de trabalhar com ela com uma cadeira que você se sinta confortável.

Decoração

vivadecora

Seu ateliê de costura é seu cantinho de criação. Decore-o com elementos que te inspiram e deixam o ambiente bem aconchegante. Arrume um cantinho para suas revistas de costura

Claro, busque deixá-lo bem iluminado também, afinal, na hora do trabalho é preciso visualizar bem o processo. Se achar que o sol ou sua lâmpada não está ajudando muito, considere uma luz de mesa. Com ela tudo será perfeitamente visualizável.

O mais importante da decoração é garantir que o espaço seja confortável e tranquilo para você executar os trabalhos que te darão uma fonte de renda extra.

maisontravaux

Então, depois destas informações quais ideias você teve para seu ateliê de costura? Conte para a gente nos comentários!

Veja também:
Como Costurar Tecido Fino: Dicas e Truques Essenciais

10 Formas de Ganhar Dinheiro com Costura Trabalhando em Casa

9 comentários sobre “Ateliê de Costura: Tudo que Você Precisa Saber para Montar e Organizar o Seu

  1. Por mais q tento organizar o meu cantinho da costura,fica a desejar.
    É muita coisa pequena, muito tecido, muito retalho, etc…
    Vamos tentando mas é muito difícil pra mim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo