Como Fazer Fralda de Pano para Bebês: Passo a Passo com Molde

Como Fazer Fralda de Pano para Bebês: Passo a Passo com Molde

Atualmente as fraldas de pano voltaram a ser uma opção para pais que querem uma vida mais ecológica ou querem proteger seu bebê contra alergias. Além disso, elas são reutilizáveis e bem mais econômicas que as fraldas convencionais. Por isso, neste artigo vamos ensinar como fazer fralda de pano.

As fraldas descartáveis surgiram como algo mais prático para pais e mães, porém, elas podem causar alergia, assaduras e também não se decompõem no meio ambiente, sendo um lixo que ficará muito tempo na natureza.

Substituir as fraldas descartáveis pelas ecológicas pode causar muitas dúvidas, principalmente no quesito praticidade. “Como fazer a fralda de pano não vazar?” ou “Quais as vantagens de usar fraldas ecológicas?” podem ser alguns dos questionamentos que surgirão.

Mas não se preocupe! Essas e outras questões serão respondidas aqui, mas antes aprenda um passo a passo de como fazer fralda de pano! Assim, você poderá produzir as peças no modelo, tamanho e estampa que quiser. Confira!

Veja também:
Como Costurar um Babador para Bebê: Passo a Passo com Molde para Baixar
15 Moldes de Vestido de Boneca para Baixar Grátis

 Como fazer uma fralda de pano?

Curso de Costura

As fraldas ecológicas possuem uma abertura na qual você insere um tecido absorvente, como a toalha, por dentro dela, evitando assim o escape. Você pode comprar esse tecido pronto ou cortar tiras de toalhas e dobrá-las ao meio.

A cada dobra, a chance de escape é menor. Neste caso você precisa medir a largura e o comprimento da fralda e cortar no tamanho desejado e pode usar aquela toalha velha ou comprar uma novinha. 

Um truque para que as fraldas não fiquem muito sujas e você consiga limpá-las com facilidade é colocar um lencinho umedecido, porém seco, entre a fralda e a pele do bebê. 

Molde de fralda ecológica para imprimir

Antes de iniciarmos o passo a passo de como fazer fralda de pano, retirado do canal Dinha para Bebês, no Youtube, você precisará baixar o molde da peça. Para isso, basta clicar no botão abaixo.

Lista de materiais

Para fazer a fralda de pano, você vai precisar dos seguintes itens:

  • Tecido tricoline/ Tactel/ Microsoft
  • Tecido atoalhado (100% algodão para evitar alergias) ou fralda de pano
  • Tesoura
  • Botões de pressão niquelados, Rita ou velcro;
  • Elástico fino

Como fazer fralda de pano: passo a passo

1. Para começar o passo a passo, imprima o molde e corte no tamanho desejado. Cada folha corresponde a uma peça (frente ou verso), junte-as.

2. Para cortar, dobre o tecido ao meio, tanto o forro como a parte de fora e não se esqueça de cortar as abas (quatro vezes).

3. Corte uma vez no tecido principal e uma vez no forro.

4. Costure as abas no local indicado e pelo lado avesso das duas peças maiores.

5. Coloque direito com direito das duas peças maiores e faça uma costura por toda fralda, menos a aba por onde entrará o absorvente. A distância é de um pé de máquina.

6. Corte as rebarbas com tesoura de picotar e faça pequenos piques em toda volta para facilitar a virada.

7. Na aba para inserir o absorvente, faça duas dobras, costure bem na beirada para inserir o elástico. Meça o elástico em uma das abas, corte ao meio, passe pelo buraco e costure as pontas.

8. Perceba que no molde há duas marcas. Coloque-o na fralda costurada e faça marcas fora da margem de costura.

9. Para medir o elástico necessário, meça a distância (com a curva, entre um ponto e outro). Dobre no meio e corte em duas partes. Costure cada ponta em uma marcação.

10. Desvire a peça

11. Estique o elástico e com o ponto reto, faça uma costura reta por fora da área que ele ocupa, para fazer o canal por onde ele passa. Faça dos dois lados.

12. Faça uma costura reta em toda a fralda, menos no bolso do absorvente.

13. Coloque três botões em cada aba com a distância de um centímetro;

14. A partir do acabamento da costura, marque dois dedos de distância no corpo da fralda para pregar os botões. A partir dessa marca, meça um centímetro de distância de cada um dos quatro botões e coloque um botão no meio.

15. Para os reguladores de perna, você vai fazer uma carreira de cinco botões com os pinos (machos) e duas de encaixe (fêmea). Com cinco centímetros de distância da primeira carreira e dois entre as outras duas;

16. Teste os botões e pronto, sua fralda de pano está finalizada!

Vantagens de usar as fraldas ecológicas:

Ainda não se convenceu de como é vantajoso aprender como fazer fralda de pano e utilizá-las em seu bebê? Ou melhor, fazê-las para vender?

Tudo bem, separamos algumas dicas que com certeza vão te convencer! Continue a leitura para descobrir mais sobre os benefícios desse item.

Evita alergias e assaduras

Os bebês possuem a pele muito sensível e as fraldas descartáveis podem causar alergias e contribuir com assaduras, o que incomoda muito as crianças. Isso deve-se ao gel utilizado nelas, elástico ou ao contato com a pele e a fricção. 

O tecido utilizado em fraldas ecológicas são naturais (algodão) e raramente causam esse tipo de problema. Por isso, ela é uma ótima alternativa para evitar as alergias.

É reutilizável e sustentável

Quer saber quantos anos dura uma fralda ecológica? Elas não têm validade, afinal como são confeccionadas somente com tecidos, a vida útil delas vai depender da maneira de como são utilizadas e conservadas.

Já uma fralda descartável pode demorar até 450 anos para se decompor na natureza!

Algumas fraldas de pano podem soltar o velcro com o tempo ou perder os botões, mas isso pode demorar anos e é fácil de ser resolvido! Algumas mães e alguns pais chegam a usar as mesmas fraldas em vários filhos.

Quantas fraldas ecológicas um bebê precisa?

Essa conta varia muito de criança para criança. Como alguns modelos são ajustáveis em tamanhos P, M ou G, geralmente 20 fraldas podem durar para a vida toda!

Como se deve lavar fralda de pano?

Se a sua dúvida é sobre como lavar as fraldas de pano, siga essas recomendações:

  • Não use amaciante: além de deixar o tecido impermeável, pode causar alergias na pele do bebê;
  • Use apenas sabão neutro ou sabão de coco;
  • Pode ser lavado à máquina, mas antes enxágue os resíduos;
  • Se lavado à mão, pode deixar de molho por 15 minutos;
  • Coloque para secar no sol e use no bebê somente quando estiver totalmente seca

Inspirações de fralda ecológicas

Agora que você sabe tudo sobre as fraldas ecológicas, confira as inspirações que separamos para você. Dessa forma, você pode fazer combinações e escolher o modelo que melhor te atende para deixar seu bebê super estiloso!

Então, você gostou de aprender como fazer fralda de pano? Comente aqui e sugira mais conteúdos sobre a onda sustentável.

Veja também:
Artesanato para Bebê: Como Costurar Sapatinhos na Máquina
Como Costurar Almofada de Nuvem Fofa e Divertida

Um comentário em “Como Fazer Fralda de Pano para Bebês: Passo a Passo com Molde

Comentários estão encerrado.

Voltar ao Topo