9 Dicas para Costurar Cetim com Facilidade

9 Dicas para Costurar Cetim com Facilidade

Cada tecido possui uma maneira de costurar diferente, afinal, são várias as matérias-primas, processos de tecelagem e fabricação realizados em cada um deles. Por exemplo, para costurar cetim você precisa de alguns cuidados especiais.

Para chegar ao fim da confecção da sua peça com o melhor resultado é preciso descobrir como costurar o tecido sem “machucá-lo” ou enrugá-lo. Por isso, preparamos algumas dicas para te ajudar nesse processo. Confira!

Veja também:
Tipos de Tecidos: Como Cuidar e Costurar Tecidos Delicados
Como Evitar Tecido Franzido na Hora de Costurar

Tecido delicado

O cetim pode ser feito de algodão, seda ou artificial, porém o que mais difere entre os tipos é o processo de fabricação. Desde a sua descoberta, na China, ele é tecido com as fibras horizontais por cima das verticais.

O toque suave faz do cetim um tecido muito utilizado em roupas de festa, de cama, almofadas, camisolas e roupas sociais, dando um brilho discreto e luxuoso a qualquer visual.

Como costurar cetim? 

Curso de Costura

Neste vídeo você vai aprender como costurar cetim, além de cuidar do tecido, evitando assim que você corra o risco de perder seu trabalho. Esses cuidados vão desde o momento em que você o armazena até o acabamento final.

Dicas para não desperdiçar cetim 

O cuidado com o cetim vem antes mesmo do corte e da costura. Já no armazenamento dele, você deve ter atenção para evitar amassados.

Confira as dicas que preparamos para você:

  1. O cetim tende a amassar e ficar com marcas que podem ser difíceis de sumir, mesmo passando a ferro. Para evitar que isso aconteça armazene-o em rolos. Dessa forma, você mantém a qualidade e textura do tecido, sem precisar passá-lo.

2. Para cortar qualquer tecido, mas especialmente um tão delicado, utilize uma tesoura especial e que esteja bem afiada.  

3. Evite usar alfinetes de baixa qualidade. Eles podem desfiar o tecido e atrapalhar todo o andamento da sua peça. Prefira sempre alinhavar com agulha fina.

4. Para marcar, use giz de alfaiate e não caneta fantasminha. O giz é mais delicado e sai com água ou com o tempo, já a caneta pode manchar e marcar seu tecido.

Curso de Costura

5. Na costura, utilize a agulha correta para sua máquina, a indicada é a número 11. Para costura à mão, utilize a agulha número 12. A agulha errada pode desfiar ou prejudicar a aparência final da sua peça. De qualquer forma, sempre olhe no manual da sua máquina, pois algumas numerações podem mudar.

6. As linhas de poliéster são melhores para esse tipo de tecido.

7. Faça um teste com relação à tensão da máquina e o tamanho do ponto em um pedaço de tecido, antes de começar a costurar sua peça. Anote para que, da próxima vez que você costurar o cetim, os ajustes estejam definidos.

8. Antes de dar o acabamento final, não esqueça de passar uma costura zig-zag ou overloque nas barras para que o tecido não desfie mesmo depois da barra pronta. Assim, sua peça durará muito mais tempo.

9. Por fim, se precisar passar a peça, sempre faça do lado avesso e em temperatura baixa. Se você quiser ainda mais cuidado, coloque um tecido entre o ferro e o cetim.

Curso de Costura

Então, se você gostou de aprender como costurar cetim, confira outros tutoriais e dicas de costura no Blog Como Costurar!

Veja também:
Acabamento de Costura: 9 Técnicas Incríveis que Todo Iniciante Deve Aprender
Como Fazer Bolsa de Retalhos Fácil com Sobras de Tecido

2 comentários sobre “9 Dicas para Costurar Cetim com Facilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo