Como Fazer Touca de Cetim: Passo a Passo Simples

Como Fazer Touca de Cetim: Passo a Passo Simples

Se você não sabe como fazer touca de cetim, deveria aprender logo! Afinal, esse acessório é a última sensação quando o assunto é cuidado com os cabelos, sobretudo entre as cacheadas e crespas. 

Isso, porque a touca produzida com cetim é ótima para dormir, uma vez que evita que os fios do cabelo se amassem, se embaracem e se quebrem durante o atrito com os travesseiros e as roupas de cama de algodão.

Por isso, ela é uma excelente companheira na hora de deixar os cabelos mais bonitos, sem frizz, sem embaraços, mais hidratados e, até mesmo, para prolongar aquela definição dos cachos no day after.  

E o melhor de tudo: você mesma pode fazê-la em casa em pouquíssimos minutos! Quer aprender como? Então continue nos acompanhando!

Veja também:
Como Fazer Bolsa de Retalhos Fácil com Sobras de Tecido
Como Evitar Tecido Franzido na Hora de Costurar

Como fazer touca de cetim: passo a passos simples

Curso de Costura

Separamos dois passo a passos simples de como fazer touca de cetim para que você possa produzir o seu acessório para uso próprio ou para vender. Inclusive, essa é uma ótima ideia para fazer aquela renda extra, né?

Passo a passo 1

O primeiro passo a passo é em vídeo e foi retirado do canal Laudiceia Parreiras. Ele vai te ensinar a fazer uma touca de cetim dupla face. Vamos conferir?

Passo a passo 2

Agora vamos ao outro passo a passo! Ele foi retirado do site Quadro Feminino e também é muito simples de fazer. Para acompanhá-lo, você vai precisar de:

  • 1m de cetim
  • 50cm de elástico chato com 1cm de largura
  • Linha de costura na cor do cetim
  • Agulha de mão
  • Alfinete de segurança
  • Alfinetes
  • Máquina de costura

Agora vamos ao passo a passo!

1. Corte dois círculos com 60 cm de diâmetro cada. Eles podem ser de cores diferentes. Fica a seu critério.

Aí vai uma dica: para facilitar o corte, o tecido pode ser dobrado e aí, ao invés de 60 cm, você marca 30cm.

Curso de Costura

Os cortes devem ficar assim:

2. Junte os dois círculos, colocando lado direito com direito (isto é, parte brilhante com parte brilhante).

3. Agora costure os círculos, utilizando 0,5cm de margem de costura com o ponto 2,5.

Não se esqueça de deixar uma abertura de uns 2cm para virar a touca depois.

4. Vire a touca para o lado certo do tecido. Em seguida, costure a borda deixando 1cm com ponto de 3. Você pode passar o tecido com ferro para facilitar na hora de costurar.

Curso de Costura

5. Coloque o elástico com a ajuda de um alfinete de segurança.

6. Costure as pontas do elástico que sobraram. Feche a abertura com pontos à mão.

E prontinho! Sua touca de cetim já está pronta para ser utilizada ou até comercializada. Vale dizer que você pode incrementar os cuidados com o seu cabelo utilizando prendedores de cabelo e fronhas de seda. É um ótimo combo!

Como usar a touca de cetim?

Agora que você já sabe como fazer touca de cetim, já está no caminho certo para cuidar melhor dos seus cabelos. Mas, você sabe como usá-la? Essa parte é a mais importante para garantir o resultado esperado nas madeixas.

No entanto, saiba que é bem simples e não tem segredo o processo. Você só precisa fazer um coque mais soltinho nos cabelos (não aperte!) e, em seguida, colocar a touca de cetim, garantindo que todos os fios estejam para dentro dela.

Curso de Costura

Viu como é simples? Mas, não acabou! Além de aprender como fazer touca de cetim, no Blog Como Costurar você também confere muitos outros passo a passos que podem facilitar o seu dia a dia e garantir uma renda extra.

Por isso, acesse-o agora mesmo para ver mais dicas e tutoriais e conhecer os nossos cursos disponíveis!

Veja também:
Como Lubrificar Máquina de Costura: Passo a Passo Simples
Tipos de Tecidos: Como Cuidar e Costurar Tecidos Delicados

7 comentários sobre “Como Fazer Touca de Cetim: Passo a Passo Simples

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo