Como Imprimir Molde em Tamanho Real: Dicas + Passo a Passo Simples

Como Imprimir Molde em Tamanho Real: Dicas + Passo a Passo Simples

Como imprimir molde em tamanho real? Essa é a dúvida de muitas costureiras que se aventuram pela internet em busca de moldes, mas na hora de imprimi-los não sabem como fazer isso nas dimensões ideais para a costura.

A boa notícia é que esse processo é muito mais simples do que você pode imaginar. E é exatamente isso que você vai aprender neste artigo.

Continue a leitura para descobrir como imprimir molde em tamanho real e aproveitar da melhor forma os moldes de costura que você obtêm pela internet. Boa leitura!

Veja também:
12 Moldes de Saia Simples de Fazer: Baixe Gratuitamente
Tabela de Preços de Consertos de Roupas: Aprenda a Precificar seu Serviço

Dicas essenciais para trabalhar com moldes da internet

Como baixar miniaturas da internet? Como imprimir molde em PDF?

Essas são algumas das dúvidas mais comuns de boa parte das costureiras. Por isso, antes de ensinarmos exatamente como imprimir uma imagem em tamanho real, precisamos dar algumas dicas essenciais de como trabalhar com moldes da internet.

Vamos lá?

Para baixar os moldes da internet

Antes de transformar os moldes de roupa para imprimir em tamanho real, o primeiro passo é saber como baixá-los da internet.

Nesse caso, se você estiver em um computador, basta clicar com o botão direito do mouse em cima do molde e selecionar a opção “Salvar imagem como…”.

Depois, é só escolher o local do computador onde a foto será salva.

como imprimir molde de roupa em tamanho real

Já se você baixar o molde pelo celular, basta pressionar a imagem e, em seguida, aparecerão algumas opções. Selecione a “Adicionar a Fotos” ou “Fazer o download da imagem”. Simples, não é?

Para imprimir o molde em PDF

O mais comum é que os moldes disponibilizados na internet, como no Blog Como Costurar, estejam sempre no formato de foto, como JPEG.

No entanto, para imprimir, o recomendado é que ele seja passado para PDF. Até porque, será nesse formato que você conseguirá imprimi-lo no tamanho real, como veremos adiante.

Portanto, aqui você deve converter a foto em PDF. E o processo é bem simples. Você só precisa acessar um site que permita isso. Aqui indicamos o I Love PDF.

Acesso o site e clique no botão vermelho “Selecionar imagens JPG”. Carregue o molde ou os moldes que você deseja converter e, depois que estiver pronto, é só baixar novamente, já em formato PDF. Muito fácil, não é?

como imprimir um molde em tamanho real

Para passar o esquema dos moldes para o papel

Antes de te ensinarmos como imprimir molde em tamanho real, é preciso que você saiba que existe uma outra opção de obter o molde nas dimensões que você precisa. Mas já adiantamos que ela é mais trabalhosa.

Como imprimir molde em tamanho real: passo a passo completo

Pensando em praticidade e em otimização de tempo, o melhor cenário seria já imprimir o molde em tamanho real, certo? Isso não somente é possível, como vamos te ensinar a fazer agora.

Depois de baixado o molde e convertido para PDF, como já te ensinamos, você precisará se certificar que o seu computador tenha um programa que leia arquivos em formato PDF. O mais conhecido de todos é o Adobe Reader. Ele é gratuito e você pode baixá-lo aqui.

Agora vamos ao passo a passo, retirado do canal Diana Demarchi.

Ainda assim ficou com dúvidas? Então confira o passo a passo em fotos para esclarecer todas elas e tornar o processo mais intuitivo.

Como imprimir um molde em tamanho grande?

1. Acesse o local do computador onde está salvo o molde em PDF e abra-o.

2. Já com o arquivo aberto, clique em “Imprimir”.

3. Quando uma nova janela se abrir, clique na opção “Pôster”, pois ela será a responsável por transformar o molde em várias folhas A4 separadas a fim de que ele seja impresso no seu tamanho real.

4. Depois, selecione a opção “Marcas de corte” (em inglês “Cut marks”) e “Etiquetas” (em inglês “Labels”) para que a impressão saia como aparece na configuração. Isso vai te ajudar na hora de cortar e unir cada uma das partes do molde.

5. Em seguida, basta clicar em “Imprimir” para obter o seu molde. Feito isso, é só unir as suas partes para começar a sua costura!

Agora que você já sabe como imprimir molde em tamanho real, não tem mais razões para não produzir lindas peças, não é mesmo?

E por falar nisso, que tal já começar baixando alguns moldes de roupa feminina para fazer o teste?

Não se esqueça de nos contar logo abaixo o que você achou deste conteúdo!

Veja também:
Molde de Short Feminino: 12 Modelos para Baixar e Imprimir
Molde de Roupa Infantil: 9 Conjuntos Lindos e Fáceis de Costurar

11 comentários sobre “Como Imprimir Molde em Tamanho Real: Dicas + Passo a Passo Simples

  1. Não é fácil lidar com impressoras, a minha não imprimi no tamanho certo , o quadradinho de medida q é 3×3 saiu impresso 2×2 e não consigo resolver isso.
    Melhor fazer os esquemas da super Marlene Mukai q eu adoro

  2. Agradeço a disponibilização do molde, mas não consigo imprimir em PDF. Segui todos os passos para a ampliação e fica sempre uma pagina, usei todas as dicas, mas não funciona. Alguma outra ideia?

  3. Oi boa tarde ,quero agradecer a vcs que nós ajuda nos dando o molde de roupas ,são os moldes que gosto ,fiz o curso de corte e costura e comecei sem molde perdi muito tecidos costurando sem medida as vezes arriscava acertava mais também errava ,então aprender a usar os moldes acertava direitinho🤗, que Deus continue abençoando a todos.🥰❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo